Está aqui

Ambiente

Bairro islâmico/árabe do século X descoberto em Évora durante construção de hotel

O antigo Convento do Carmo, em Évora, está prestes a ser transformado num hotel com 51 quartos, alguns dos quais serão subterrâneos. Durante os trabalhos de construção, uma obrigatória prospeção arqueológica revelou um tesouro arquitetónico e histórico: um bairro islâmico/árabe que remonta aos séculos X e XI, quando os povos do Norte de África ocuparam a região.

Ovibeja celebra 40 anos e dá destaque ao associativismo

Concertos do grupo UB40 e de Ana Moura, cante alentejano e colóquios são alguns destaques da 40.ª edição da feira agrícola Ovibeja, dedicada ao associativismo e que arranca, na terça-feira, em Beja, com mais de mil expositores.

Considerada “a grande feira do sul”, que reúne “todo o Alentejo deste mundo”, a Ovibeja é uma organização da Agricultores do Sul (ACOS) e vai decorrer, até 05 de maio, no Parque de Feiras e Exposições Manuel Castro e Brito, em Beja.

Herdade da Matinha nomeada para prémio internacional

A Herdade da Matinha está nomeada para um dos prémios ambientais de maior importância a nível mundial, o Earthshot Prize, criado pelo príncipe William, filho mais velho da princesa Diana e do rei Carlos III, e pela The Royal Foundation.

Este prémio pretende “identificar e recompensar soluções inovadoras que abordem os desafios ambientais mais urgentes do mundo”, escreve o turismo rural, em comunicado, citado pela MAGG.

Regantes de Campilhas reforçam abastecimento de água

A Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS) assinou, na passada sexta-feira, contratos para a elaboração de dois projetos, num investimento de 836 mil euros, que visam o reforço de água à barragem de Campilhas e a modernização do bloco de rega de Alvalade.

Em declarações à agência Lusa, Rui Batista, presidente da ARBCAS, explicou que o primeiro projeto “prevê, em princípio, a ligação da água de Alqueva até à barragem de Campilhas”.

Castro Verde abre inscrições para "Castro Florido 2024"

Entre 13 de maio e 15 de junho de 2024, a Câmara Municipal de Castro Verde volta a apostar na promoção do Concurso "Castro Florido 2024" que, nesta edição, tem apenas a concurso a categoria de "Rua Mais Florida", de forma a valorizar e incentivar a participação conjunta e os projetos de "vizinhança".

Esta alteração ao Concurso pressupõe a participação apresentada em conjunto por um mínimo de 3 participantes, sejam estes de natureza residencial, comercial, serviços ou outros, desde que situados na mesma rua, avenida, travessa, largo ou Praça.

Mês de março chuvoso retirou Alentejo de situação de seca

O Alentejo e o Algarve já não se encontram em situação de seca meteorológica, depois de um mês de março “normal em relação à temperatura de ar e muito chuvoso”, revelou, esta semana, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citado pelo Sul Informação. 

Reguengos de Monsaraz investe 39 mil euros em ecopontos domésticos

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz acaba de iniciar uma campanha sobre reciclagem doméstica, intitulada “Quem ama, cuida. Quem cuida recicla”, que visa a entrega, porta-a-porta, de cinco mil ecopontos domésticos.

Em comunicado, a autarquia explica que a campanha envolve um investimento de 39 mil euros e tem o apoio da Gesamb – Gestão Ambiental e de Resíduos, sendo cofinanciada em 55% pela Sociedade Ponto Verde.

60 ha em Sines destinados a hidrogénio e amoníaco verdes

O consórcio internacional MadoquaPower2X (MP2X) adquiriu mais 60 hectares de terrenos na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) para a instalação das unidades de produção de hidrogénio e amoníaco verdes.

Alunos das escolas de Évora aprendem que “Reciclar é na boa”

“Reciclar é na boa” é o mote do ‘roadshow’ da Academia Ponto Verde que, na próxima segunda-feira, ‘visita’ as escolas do distrito de Évora, para desafiar os alunos a aprenderem mais sobre reciclagem de embalagens.

A iniciativa disponibiliza sessões de formação de 45 minutos aos alunos do 2º e do 3º ciclo, que têm, assim, “a oportunidade de verificar que ‘Reciclar é na boa’”, divulgou a organização.

Alentejo vai ter projeto pioneiro de hidrogénio verde

Vai nascer no Alentejo um projeto de hidrogénio verde considerado pioneiro. 

Esta iniciativa, liderada por universidades, pela Galp e por um laboratório colaborativo, representa um investimento de 13,5 milhões de euros, apoiado pela União Europeia.

De acordo com um comunicado recebido pela agência Lusa, a Universidade de Évora (UÉ), coordenadora do H2tALENT, referiu que o projeto tem como objetivo criar “um ecossistema de inovação centrado no hidrogénio verde no Alentejo”.

Páginas