5 Março 2015      00:00

Está aqui

Março: Juventude na cidade

Dia 1 de Março iniciou-se o Mês da Juventude na cidade de Évora, iniciativa da Câmara Municipal que engloba uma série de eventos, organizados essencialmente pelas entidades com acção na cidade.

De um modo geral, este mês representa uma aposta nos jovens e nas suas sensibilidades, uma valorização das actividades organizadas pelas entidades que os representam e uma preocupação do município em relação à situação actual dos jovens, bem como o seu papel na sociedade.

Pela positiva, está a oportunidade que é facultada às organizações juvenis de incluírem actividades no programa do Mês da Juventude, sendo um factor importante para a sua divulgação e afirmação enquanto estrutura de jovens activos na sociedade, presentes num programa municipal aberto à comunidade. Está também adjacente um carácter de inclusão, de abrangência dos vários temas de interesse para os jovens e de responsabilização e confiança destes como dirigentes, ao lhes ser transmitida a responsabilidade de assegurar a realização das actividades propostas numa dimensão local.

Num plano a melhorar, está o apoio reduzido da Câmara às actividades do programa, resumindo-se a auxílio logístico sustentado em cedências de salas; impressão de cartazes; ou isenção de taxas de licença de ruído nos eventos musicais, levando as entidades organizadoras a sustentar com fundos próprios as actividades que realizam. Ainda neste plano, pode-se destacar o reduzido número de actividades organizadas pelo município, sustentando a quase totalidade da iniciativa “Mês da Juventude” por entidades privadas, que têm a amabilidade de abrir as suas actividades à comunidade.

Fundamentalmente, se é verdade que esta iniciativa é positiva por todas as razões já mencionadas, nomeadamente a inclusão das organizações juvenis na implementação das actividades do programa, também não deixa de ser importante referir a necessidade de um maior apoio por parte da Câmara Municipal de Évora às entidades que organizam as actividades, no sentido de as aliviar de um custo que está a ser feito em nome do município, e aberto a todos os cidadãos que queiram participar, com especial enfoque para o público jovem. Na mesma linha de raciocínio, seria importante uma maior presença de actividades organizadas pela Câmara Municipal no programa, revelando certamente superioridade em termos de meios e capacidade técnica, o que originaria um efeito directo no aumento de qualidade no evento.

Desta forma, fica aqui um repto de reflexão, de pensarmos se o que fazemos é o suficiente ou se podíamos fazer melhor, se queremos fazer sempre da mesma forma e com os mesmos actores, ou se podemos fazer diferente e com um impacto melhor e mais efectivo entre os jovens. 

mes_juventude_banner_639x362.jpg

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.