Tribuna Alentejo
valentino
Negócios e Empresas

Vendas Novas encerra coletor de águas residuais de empresa poluente

O presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Valentino Salgado Cunha, determinou o encerramento do coletor de águas residuais domésticas da empresa Mipeoils – Oils 4 The Future, Lda (antiga Extroils 4 The Future, Lda), após deteção de valores gravemente acima dos parâmetros legais.

Em comunicado, a autarquia explica que os resultados laboratoriais da recolha efetuada no dia 24 de julho revelaram valores de CQO (Carência Química de Oxigénio) “superiores ao limite máximo permitido no regulamento municipal”, refletindo “uma situação de incumprimento ambiental de elevada gravidade”.

Segundo a mesma fonte, a este incumprimento “acresce ainda o aspeto anómalo e o forte odor detetado nas amostras recolhidas, incompatíveis com águas residuais exclusivamente domésticas (oriundas de casa de banho e descarga de eletrodomésticos)”.

Neste sentido, a empresa foi “devidamente notificada desta condição” aquando da reabertura do coletor, em fevereiro deste ano.

“Estes desenvolvimentos surgem na sequência de um longo historial de irregularidades ambientais associados a esta empresa, que levou anteriormente ao encerramento do coletor de águas residuais industriais, e à realização de uma fiscalização nacional coordenada por várias entidades ambientais no passado mês de março”, explica ainda o município.

Face aos recentes desenvolvimentos, o presidente da autarquia solicitou ao Ministério do Ambiente “uma reunião urgente”, afirmando ainda que “se a laboração da empresa provoca danos à população, então a empresa não deve laborar”.

 

Fotografia de facebook.com

Artigos relacionados

Obras de modernização dos acessos ao Porto de Sines já arrancaram. Investimento na requalificação é superior a 3 milhões de euros

Redação Alentejo

Economia nacional com alívio na dívida pública mas pressão nos juros da habitação e nas contas externas

Redação Alentejo

Negócio que ia colocar Refinaria de Sines nas mãos de espanhóis cai. Galp e Moeve não chegaram a acordo

Redação Alentejo

Saída da Microsoft de projeto britânico não afeta expansão em Sines

Redação Alentejo

Alentejo lança garrafa de vinho mais leve e lidera sustentabilidade vitivinícola a nível mundial

Redação Alentejo

TEKEVER é a 3ª startup de defesa mais valiosa da Europa com avaliação de 6,4 mil milhões de dólares

Redação Alentejo