Tribuna Alentejo
mitra
Educação

Universidade de Évora investe 217 mil euros no Polo da Mitra

A Universidade de Évora (UÉ) anunciou a abertura de um concurso público para a empreitada de remodelação da pocilga e do Laboratório de Anatomia, situados no Polo da Mitra.

De acordo com a Diana FM, a intervenção está integrada na candidatura ao programa “Impulso Mais Digital” da área das Ciências Agrárias, representando um investimento base de 217 mil euros e prevendo um prazo de execução de 240 dias.

O projeto contempla demolições, requalificação estrutural e a criação de um novo laboratório de fisiologia animal, reforçando as condições de ensino e investigação da academia.

A obra incidirá sobre áreas da antiga pocilga e espaços de apoio, incluindo o quarto do tratador, instalações sanitárias, pedilúvio e parte da pocilga.

Segundo a mesma fonte, o objetivo é transformar estas zonas num único laboratório de fisiologia animal, com dois acessos distintos, um pela fachada norte, para utilização geral, e outro pela zona limpa do Laboratório de Anatomia, destinado exclusivamente à transferência de peças anatómicas.

Entre os trabalhos previstos estão a demolição de paredes e pavimentos obsoletos, instalação de novos revestimentos técnicos, substituição de coberturas e caixilharias de corte térmico, além da execução de muros de suporte.

Será também construída uma rampa exterior para garantir acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada.

A intervenção inclui ainda tetos falsos, isolamento térmico, redes técnicas e a renovação das áreas exteriores envolventes, modernizando um conjunto edificado nos anos 70.

Numa segunda fase, o laboratório será equipado com hotte, bancadas técnicas, sistemas de gás, armários e mobiliário especializado, além de equipamento audiovisual para aulas práticas.

 

Fotografia de dianafm.com

Artigos relacionados

Alentejo 2030 abre concurso de 11,4 milhões para modernizar escolas da região

Redação Alentejo

Câmara de Évora cede instalações do aeródromo à Universidade

Redação Alentejo

Alentejo vai precisar de 3 200 novos professores. FNE avisa que não teremos diplomados em número suficiente

Redação Alentejo

Alentejo com o pior desempenho na avaliação PISA 2025

Redação Alentejo

Moura vai financiar estudantes e famílias em cerca de um milhão de euros em apoios escolares

Redação Alentejo

Universidade de Évora vai tentar, pela terceira vez, criar o curso de Medicina

Redação Alentejo