Tribuna Alentejo
mascarenhas
Alentejo Litoral

Sines estuda criação de Comunidade de Energia Renovável

A Câmara Municipal de Sines assinou, na passada segunda-feira, um memorando de entendimento com a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve e a aicep Global Parques para o desenvolvimento de um estudo de suporte à constituição de uma Comunidade de Energia Renovável (CER).

De acordo com a Rádio Sines, a constituição desta CER atende ao paradigma de transição energética que se vive atualmente no país e no mundo, e que depende do contributo de Sines para a sua concretização.

As CER têm como objetivo partilhar energia produzida no seio da comunidade entres os seus membros, com uma significativa redução de custos, podendo ainda agregar entidades públicas e privadas.

Nuno Mascarenhas, presidente da autarquia, referiu à Rádio Sines que, “neste momento, vamos estudar as condições em que, em conjunto com a APS e a aicep Global Parques, podemos constituir uma Comunidade de Energia Renovável em Sines. Vamos avaliar as nossas necessidades de consumo e o nosso potencial de produção para autoconsumo dentro da comunidade. Atualmente estão estas três entidades envolvidas, mas o objetivo é que outras entidades produtoras e consumidoras possam entrar. E os municípios poderão vir a tirar proveito e a beneficiar desta Comunidade de Energia Renovável”.

Segundo o autarca, “o passo que agora damos, e que esperamos que seja o primeiro para a constituição de uma Comunidade de Energia Renovável no nosso concelho, é um sinal muito significativo do ponto de vista da sustentabilidade energética de Sines. Tanto assim é que podemos contar com a presença do Senhor Secretário de Estado do Ambiente e da Energia”.

Além da assinatura do memorando de entendimento, foi ainda assinado o contrato com a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, visando o desenvolvimento do estudo de suporte à constituição de uma CER em Sines.

Já José Luís Cacho, presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve, afirmou que “a transição energética é um dos pilares do Plano Estratégico do Porto de Sines e a base da Agenda NEXUS, que visa desenvolver aplicações e serviços inovadores que contribuam para a agilização do processo de transição verde e sustentabilidade da cadeia logística servida pelo porto. A criação de uma Comunidade de Energia Renovável é um dos eixos fundamentais para a concretização dos objetivos a que nos propomos: ser um porto verde, operacional e ambientalmente sustentável, impulsionador da transição energética do seu complexo logístico e industrial”.

Também Filipe Costa, presidente da Comissão Executiva da aicep Global Parques, disse que “a transição energética e reindustrialização limpa, de que Sines é um dos líderes europeus, são essenciais para a disponibilização, em proximidade e em preço, de matérias-base ‘verdes’ à indústria nacional. A Comunidade de Energia Renovável de Sines será um contributo para responder à massiva procura de eletricidade de fonte renovável dos projetos de descarbonização do Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines, da transição energética e de novas indústrias eletrointensivas”.

Note-se que a cerimónia contou com a participação online de João Galamba, Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, além dos presidentes da Câmara Municipal de Sines, da aicep Global Parques, da APS e da ENA – Agência de Energia da Arrábida.

 

Fotografia de sines.pt

Artigos relacionados

Alcácer do Sal quer isenção das portagens na A2 e A6. E fala de abusos da Via Verde na aplicação da Lei

Redação Alentejo

Clube Náutico de Sines pela borda fora. APS revoga licença por incumprimento contratual

Redação Alentejo

GALP apoia 28 associações de Santiago do Cacém com protocolo de 115 mil euros

Redação Alentejo

Caldeira da antiga Central de Sines demolida a 24 de setembro

Redação Alentejo

Novo programa da Orla Costeira recebido com entusiasmo em Grândola. Direito de acesso às praias para todos “tem que ser garantido”

Redação Alentejo

Governo vai financiar custos com realojamento de 17 famílias de Alcácer do Sal

Redação Alentejo