Tribuna Alentejo
galamba
Negócios e Empresas

Secretário de Estado garante encerramento antecipado da central de Sines

O Secretário de Estado da Energia, João Galamba, disse, durante uma apresentação aos interessados no novo leilão de potência solar, que o encerramento antecipado de Sines pode ser benéfico e pode provocar  que a produção de energia solar nos lotes em leilão, comece antes do prazo estimado.

2023 é a data limite do Governo para o encerramento da central a carvão de Sines da EDP. A perda de produção proveniente do fecho pode agora ser compensada com o concurso de potência solar e que irá disponibilizar uma capacidade de injeção na rede elétrica para 700 MW de potência fotovoltaica, sobretudo no Alentejo e Algarve, prevendo-se que esta produção possa ter início em 2024.

 

A desativação das centrais a carvão faz parte da estratégia de descarbonização do Governo, mas depende também de um aumento da capacidade de produção solar, e que ainda não equilibra a balança nacional.

 

Imagem de images.impresa.pt

Artigos relacionados

Delta Cafés de Campo Maior vai ser servida a bordo dos voos da Azul no Brasil

Redação Alentejo

Concurso para novo terminal de Sines avança no início de 2027 com investimento de 700 milhões

Redação Alentejo

Mais carne, menos leite na pecuária do Alto Alentejo

Redação Alentejo

Queda na criação de empresas em agosto atinge Évora com recuo de 16%, o terceiro pior desempenho do País

Redação Alentejo

VARANEGRA 100% Alentejano vence ouro e prémio de melhor presunto

Redação Alentejo

E-REDES vai oferecer 144 veículos usados a organizações que trabalham com a população

Redação Alentejo