Tribuna Alentejo
Luís Montenegro, primeiro-ministro de Portugal
Saúde

Primeiro-Ministro inaugura Unidade de Cuidados Continuados e Residência em Évora

A Santa Casa da Misericórdia de Évora vai inaugurar, no próximo dia 12 de fevereiro, a nova Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) e a Residência Nossa Senhora da Visitação, localizadas no Complexo Ramalho Barahona. A cerimónia contará com a presença do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, que presidirá à sessão a partir das 11h30, na Avenida Sanches de Miranda.

O projeto de requalificação e ampliação do complexo, iniciado em 2021 e concluído em dezembro de 2023, representa um investimento global de 5,8 milhões de euros, financiado pelo programa Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Do montante total, cerca de 5 milhões de euros foram comparticipados por fundos comunitários.

Com esta nova infraestrutura, a Santa Casa encerrou o antigo Lar Nossa Senhora da Visitação, substituindo-o por uma nova residência com capacidade para 48 utentes. A ampliação do espaço permitiu também a requalificação do Recolhimento Ramalho Barahona, aliviando a pressão sobre a lotação do edifício.

A nova UCCI dispõe de capacidade para acolher 15 utentes em Média Duração e 17 em Longa Duração. O edifício inclui ainda áreas destinadas ao acompanhamento clínico, como gabinetes médico e de enfermagem, farmácia, salas de trabalho e refeitório, além de espaços comuns para os utentes.

A Santa Casa da Misericórdia de Évora destaca que esta obra representa um avanço significativo na resposta às necessidades sociais da região, reforçando a oferta de cuidados continuados e promovendo uma maior qualidade de vida para a população em situação de dependência.

 

Fotografia de lusa.pt

Artigos relacionados

Montemor-o-Novo exige reabertura de quatro extensões de saúde encerradas

Redação Alentejo

Reino dos Dentes promove saúde oral em 500 crianças em Santiago do Cacém

Redação Alentejo

Investimento de 13,3 ME desbloqueia obra do Hospital Central do Alentejo

Redação Alentejo

Portel ganha duas novas extensões de saúde

Redação Alentejo

Centro de Saúde de Ponte de Sor requalificado em 639 mil euros

Redação Alentejo

Évora volta a correr, caminhar e aprender pela saúde

Redação Alentejo