Tribuna Alentejo
quimica
Alto Alentejo

Empresa em Portalegre inova na produção de inseticidas biodegradáveis

Será instalado em Portalegre um centro de investigação, desenvolvimento e produção de inseticidas biodegradáveis e não tóxicos para outras espécies ou ambiente; um investimento de cerca de 2,3 milhões de euros, financiado em cerca de um milhão de euros por fundos comunitários através do Portugal 2020.

O projeto é da Entogenex Europe e para a produção deste tipo de inseticidas será utilizada uma tecnologia baseada na identificação e sequenciamento de peptidos moduladores da biossíntese de enzimas essenciais para a digestão dos diferentes organismos, seguida da sua codificação no genoma de levedura, levando à sua expressão intracelular regulada com a otimização do processo fermentativo.

O resultado, a biomassa gerada, é inativada gerando um produto formulado que pode ser fumigado ou aplicado no controle de mosquitos transmissores, entre outras doenças, da dengue, zika, malária e febre do Nilo Ocidental mas que não afeta outras espécies.

Com esta tecnologia será também possível desenvolver uma aplicação para espécies específicas que afetam a agricultura mediterrânica como a oliveira, azeitona, frutas vermelhas e outras.

João Transmontano, um dos promotores do projeto, à Rádio Portalegre, revelou esta substância não tóxica e biodegradável pode ser alternativa ao glifosato, um dos herbicidas mais utilizados em todo o mundo e que tem causado muita controvérsia por acarretar riscos para a saúde e para o meio ambiente.

 

Imagem de farmaceuticas.com.br

Artigos relacionados

Águas do Alto Alentejo lançam alerta contra burla. Alegadas análises à água são fraudulentas e o caso já foi denunciado à GNR

Redação Alentejo

Presidentes de Câmara em tribunal para defender a Barragem do Pisão

Redação Alentejo

Portalegre tem um corte superior a 40% no investimento público. Orçamento do Estado é ainda mais duro com o Alto Alentejo do que com o resto do País

Redação Alentejo

Elvas prevê instalar 62 câmaras e integrar seis guardas noturnos

Redação Alentejo

Dois antigos Presidentes de Junta de Freguesia do Marvão acusados de fraude na obtenção de subsídio

Redação Alentejo

Gavião ficou de fora do plano do Governo para controlar população de javalis mas vai pagar “do seu bolso” 300 euros por montaria

Redação Alentejo