Tribuna Alentejo
freshco
Alto Alentejo

Novo tinto alentejano bebe-se fresco e alerta para glaciares derretidos

A adega alentejana Howard's Folly apresentou ao mercado nacional o “Freshco?”, um vinho tinto de vinhas velhas que se bebe fresco, revela o portal Sapo Lifestyle.

Segundo a adega, este novo vinho traz associada uma mensagem de alerta para a questão do aquecimento global: a imagem que consta no rótulo foi captada sobre os glaciares derretidos da Gronelândia.

O nome do novo vinho tinto inspirou-se no cruzamento entre a palavra inglesa “fresh” e a portuguesa “fresco”. Idealmente servido a uma temperatura de 12 ºC, revela-se apto a ser consumido nos dias quentes de verão, ou quando se procura um tinto mais leve. Com notas de frutos silvestres, mirtilo, amora e groselha, é longo, fresco e suculento com suaves taninos.

O Freshco? é um field blend de pequenas parcelas de vinhas com mais de 45 anos localizadas em Portalegre, no sopé de granito da alentejana Serra de São Mamede, onde temperaturas mais frias lhes conferem complexidade e frescura.

Já o rótulo do Freshco? foi criado pelo artista Britânico Justin Brice Guariglia, cujo trabalho documenta e critica o envolvimento da humanidade na crise do aquecimento global.

A obra de arte destacada no rótulo do Frescho?, intitulada Akunnaaaq I, é uma fotografia tirada por Justin enquanto voava numa missão científica da NASA com o diretor de vendas de Howard Folly e filho de Howard, Tom Bilton, por cima dos glaciares derretidos da Gronelândia em 2016. O gelo na imagem derreteu uma semana após a fotografia ter sido tirada, e nunca mais voltará a formar-se.

Assim, o nome do vinho, “Freshco?”, neste caso não só indica a temperatura à qual deve ser servido, mas também questiona o estado do clima da terra e pede ao consumidor que se envolva com esta questão.

De acordo com Tom Bilton, “as alterações climáticas são algo que temos em atenção na Howard's Folly. Tentamos o nosso melhor para ter o mínimo impacto possível na Terra em tudo o que fazemos.  É por isso que, quando decidimos criar um tinto fresco para estes dias de calor, escolhemos associar-nos ao ativista de alterações climáticas e artista Justin Brice Guariglia. O trabalho de Justin destaca os problemas que a nossa civilização está a enfrentar e, como a ideia nasceu por causa destes dias cada vez mais quentes, queríamos que este vinho fizesse o mesmo”.

O Howard’s Folly “Freshco?” tem um preço recomendado de 10 euros está disponível em garrafeiras e no site da Howard’s Folly.

 

Fotografia de lifestyle.sapo.pt

Artigos relacionados

Águas do Alto Alentejo lançam alerta contra burla. Alegadas análises à água são fraudulentas e o caso já foi denunciado à GNR

Redação Alentejo

Presidentes de Câmara em tribunal para defender a Barragem do Pisão

Redação Alentejo

Portalegre tem um corte superior a 40% no investimento público. Orçamento do Estado é ainda mais duro com o Alto Alentejo do que com o resto do País

Redação Alentejo

Elvas prevê instalar 62 câmaras e integrar seis guardas noturnos

Redação Alentejo

Dois antigos Presidentes de Junta de Freguesia do Marvão acusados de fraude na obtenção de subsídio

Redação Alentejo

Gavião ficou de fora do plano do Governo para controlar população de javalis mas vai pagar “do seu bolso” 300 euros por montaria

Redação Alentejo