17 Maio 2024      10:00

Está aqui

Nisa tem nova atração no Trilho da Barca D’Amieira

Aos baloiços instagramáveis, ao miradouro em vidro e à ponte suspensa, junta-se agora o Carril, no Trilho da Barca D’Amieira, em Nisa.

O Trilho da Barca D’Amieira, que tem sido um fenómeno de popularidade nas redes sociais, tem aproximadamente 3,8 quilómetros e alguns dos seus principais elementos de destaque são um baloiço panorâmico lilás, uma ponte pedonal suspensa e o Sky Wall, um miradouro em vidro, enumera o portal New in Town (NiT). Agora, há mais um motivo para fazer uma visita ao local: o Carril.

“A própria natureza foi sugerindo, aqui e ali, interessantes contributos para a criação de um trilho diferente, atrativo, que contribuísse de forma substancial para o desenvolvimento sustentável do território”, afirma fonte do município, em declarações ao portal.

O novo elemento, o Carril, foi inaugurado no passado dia 20 de abril e é um caminho estreito que imita uma linha férrea. Por ali, só passam duas carruagens de pequenas dimensões, que têm coberturas de cor lilás, tal como os baloiços.

Os objetivos do Carril passam por, segundo a mesma fonte, complementar a atratividade do Trilho e funcionar como “um elo entre a parte dos passadiços em madeira e o muro de sirga”.

Quem quiser andar nestas carruagens, que podem transportar duas pessoas, terá de pedalar ao longo do percurso, que não é muito extenso. São menos de 100 metros de trilho e, embora o tempo de viagem dependa da capacidade física dos utilizadores, a média ronda os cinco minutos.

O Carril, que representou um investimento de cerca de 147 mil euros, é de utilização gratuita e encontra-se a aproximadamente um quilómetro, a pé, do miradouro de vidro, local que tem estacionamento disponível. 

Os mais aventureiros têm sempre a possibilidade de explorar todo o Trilho da Barca d’Amieira.

A criação deste percurso teve em conta a “gestão racional e integrada dos recursos naturais e dos ecossistemas” que existem nas imediações, sendo o objetivo o de “favorecer a atratividade territorial” e, consequentemente, promover o turismo no espaço e em toda a região.

Durante o percurso, podem ser encontrados vários elementos pictóricos sob a forma de esculturas ligadas à fauna e à flora do local, mas também de esculturas criativas. 

A Câmara Municipal de Nisa explica que o nome do percurso foi inspirado numa conhecida barca e nos tempos em que esta assegurava a ligação do apeadeiro ferroviário da Barca D’Amieira à estrada que conduz a Amieira do Tejo, “unindo assim os dois cais que entram rio adentro”.

Apesar de poder ser feito nos dois sentidos, a autarquia recomenda que se dê início ao percurso pelo Miradouro Transparente do Tejo para depois seguir até ao rio através do passadiço de madeira. Durante este percurso, é também possível observar os “Meandros” e vários elementos instalados pela autarquia, como os “Javalis”, o “Sol”, o “Jardim do Éden”, a "Borboleta", a “Joaninha” ou os “Baloiços Instagramáveis da Árvore Lilás”.

Existem ainda várias outras propostas ao longo deste percurso, como transpor o Figueiró pela Ponte Pedonal Suspensa, observar a avifauna através do módulo Birdwatching ou entrar no Muro de Sirga, onde se encontram vários outros elementos pictóricos e onde existe também o módulo “Casa da Árvore”, a partir do qual é possível apreciar a vista sobre a foz do rio Ocreza.

A caminhada pelo trilho poderá chegar ao fim no local onde se encontra uma Plataforma Flutuante que atravessa o rio Tejo e onde existe também um espaço verde, ideal para descansar. 

 

Fotografia de nit.pt