A Câmara Municipal de Marvão vai inaugurar amanhã, sexta-feira, pelas 18:00, a 16.ª edição do Festival Al Mossassa, um evento que vai transformar a vila durante os dias 29, 30 de setembro e 1 de outubro, e levar os seus visitantes até à época da sua fundação.
Em comunicado, o município refere que a inauguração será assinalada com as intervenções do presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT), José Manuel Santos, do presidente da Câmara Municipal de Marvão, Luís Vitorino, e do presidente da Assembleia Municipal, Jorge Marques, numa cerimónia no Átrio dos Paços do Concelho.
A abertura do festival contempla ainda breves atuações de alguns grupos de animação que integram o programa desta edição.
Segundo a mesma fonte, o fim de semana será de “animação, com dança, música, artes circenses, recriações históricas e um conjunto de atividades, que prometem levar os visitantes a viajar até ao século IX”, numa celebração da “autenticidade das origens de Marvão”.
Além disso, o “Mercado das 3 Culturas”, o ex-libris do evento, está igualmente previsto acontecer, num espaço “onde os visitantes podem explorar um vasto leque de produtos e sabores das culturas islâmica, judaica e cristã”.
A autarquia destaca ainda o espetáculo “Na sombra de Ibn Marwan”, agendado para as 21:30 de sexta-feira e sábado, e o desfile que percorre as ruas da parte alta da vila, “com a participação de mais de 60 pessoas trajadas a rigor, entre cavaleiros, guerreiros, malabaristas, saltimbancos, músicos, bailarinas, encantadores de serpentes e falcoeiros”, programado para as tardes de sábado (18:00) e domingo (16:00).
Fotografia de nit.pt