Tribuna Alentejo
castanha
Alto Alentejo

Marvão promove Feira da Castanha a 12 e 13 de novembro

O município de Marvão irá promover, nos dias 12 e 13 de novembro, a 38.ª edição da Festa do Castanheiro – Feira da Castanha, em homenagem a uma espécie endógena do concelho e da região, o castanheiro, e o seu fruto, a castanha.

Em comunicado, a autarquia refere que, ao longo deste fim de semana de novembro, “Marvão transforma-se numa enorme montra do mundo rural, com três tradicionais magustos, um mercado de produtos locais, exposições, artesanato, gastronomia, doçaria e muita animação pelas ruas da vila”.

Assim, nos Largos do Terreiro, de Santa Maria e do Pelourinho vão estar situados os três magustos, “com a melhor castanha assada e vinho produzido do concelho de Marvão”.

Além disso, os visitantes poderão ainda encontrar artesãos que trabalham os bordados tradicionais com casca de castanha, ou a cestaria em madeira de castanheiro, “um artesanato que tem como matéria-prima o castanheiro e que faz parte do património cultural marvanense”.

Uma exposição do fotógrafo Raúl Ladeira, que retrata o ciclo da castanha no concelho de Marvão, irá estar também em destaque neste evento.

O certame conta com um programa de animação diversificado, com a presença de grupos folclóricos, de bombos, de música popular portuguesa, cante alentejano, fanfarras, charangas, uma tuna e animação circense.

Para o palco principal (Largo do Terreiro) estão agendados espetáculos com Quim Roscas & Zeca Estacionâncio (dia 12) e Belito Campos (dia 13), complementados com as atuações dos grupos marvanenses “Os Sabugueiros” e “Cant’Areias”.

A entrada na Feira da Castanha tem o custo de um euro, cuja receita reverte, na sua totalidade, para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão.

Em paralelo, irá ainda realizar-se, entre os dias 12 e 27 de novembro, a Quinzena Gastronómica da Castanha em quinze restaurantes aderentes do concelho, “onde o visitante poderá deliciar-se com as melhores e mais variadas receitas, feitas à base deste fruto”.

O município adianta que esta é “uma iniciativa que pretende incentivar a utilização da castanha de Marvão na gastronomia, motivando a sua inclusão nas ementas e pratos típicos dos restaurantes do concelho”, além de promover o concelho como “destino gastronómico de eleição”.

Recorde-se que a Castanha de Marvão, “considerada pelas entidades que tutelam o setor como um produto de origem protegida (DOP), é um fruto circunscrito à área geográfica de Marvão, Castelo de Vide e Portalegre”.

 

Fotografia de nit.pt

Artigos relacionados

Águas do Alto Alentejo lançam alerta contra burla. Alegadas análises à água são fraudulentas e o caso já foi denunciado à GNR

Redação Alentejo

Presidentes de Câmara em tribunal para defender a Barragem do Pisão

Redação Alentejo

Portalegre tem um corte superior a 40% no investimento público. Orçamento do Estado é ainda mais duro com o Alto Alentejo do que com o resto do País

Redação Alentejo

Elvas prevê instalar 62 câmaras e integrar seis guardas noturnos

Redação Alentejo

Dois antigos Presidentes de Junta de Freguesia do Marvão acusados de fraude na obtenção de subsídio

Redação Alentejo

Gavião ficou de fora do plano do Governo para controlar população de javalis mas vai pagar “do seu bolso” 300 euros por montaria

Redação Alentejo