Tribuna Alentejo
terapia
Saúde

Hospital de Beja passa a ter unidade de AVC

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) passou a ter nas suas valências uma Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.

Em comunicado, a ULSBA adianta que, com a criação da U-AVC, passa a haver “uma resposta integrada emergente ao AVC, que inclui prevenção primária dos fatores de risco cerebrovasculares, divulgação dos sinais de alerta de AVC à população, emergência pré‐hospitalar com rápida estabilização e transporte dos doentes, a implementação de protocolos de atuação ao doente com AVC agudo, assistência diferenciada na fase pós-aguda e cuidados de reabilitação com vista à melhoria do prognóstico funcional”.

Segundo a mesma fonte, com esta unidade “pretende-se a uniformização dos cuidados prestados e assistência diferenciada aos doentes cerebrovasculares por uma equipa multidisciplinar organizada e experiente num ambiente controlado, com critérios de admissão e protocolos bem definidos, início precoce do tratamento e da reabilitação com vista a reduzir as incapacidades causadas pelo AVC e prolongando a vida com qualidade”.

A UAVC situa-se no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, no serviço de Medicina I, ala esquerda.

Esta nova unidade tem uma enfermaria de cuidados agudos com capacidade para monitorização contínua cardiovascular e respiratória com um posto de enfermagem de vigilância 24h e duas enfermarias de cuidados subagudos.

Além disso, há ainda uma sala de trabalho para o enfermeiro de reabilitação com o respetivo equipamento de exercícios.

Artigos relacionados

Administração de saúde de Portalegre cortou metade no horário do oncologista Rui Dinis. Presidente da Câmara pede prudência na gestão da polémica que está a gerar forte contestação popular

Redação Alentejo

Saúde do Alto Alentejo desmente cortes na oncologia e garante continuidade do oncologista Rui Dinis, após contestação popular

Redação Alentejo

Com Radioterapia encerrada desde junho, doentes oncológicos de Évora são forçados ir para Lisboa ou Faro. BE exige reabertura imediata do serviço

Redação Alentejo

Évora integra 40 novos profissionais de saúde já a pensar no novo Hospital Central do Alentejo

Redação Alentejo

Mais de 1,36 milhões sem médico de família

Redação Alentejo

Baixo Alentejo reforça assistência médica com 17 novo enfermeiros

Redação Alentejo