Tribuna Alentejo
aeronaves
Baixo Alentejo

Força Aérea lança concurso de 2,85M€ para edifício da Esquadra 101

Os novos A‑29N Super Tucano já estão operacionais na Base Aérea Nº 11, em Beja, integrando a Esquadra 101 “Roncos”, ao mesmo tempo que foi lançado o concurso público para a construção do edifício que irá acolher a unidade de voo.

De acordo com o jornal O Atual, o procedimento, publicado em Diário da República, tem um preço base de 2,85 milhões de euros (sem IVA) e um prazo de execução de 420 dias, podendo as propostas ser apresentadas até 28 de janeiro de 2026. O critério de adjudicação será exclusivamente o preço.

A nova infraestrutura é considerada essencial para garantir condições operacionais, logísticas e de instrução adequadas à frota A‑29N, que reforça capacidades prioritárias da Força Aérea, como o treino avançado de pilotos, o apoio aéreo próximo, a interoperabilidade NATO e missões emergentes, incluindo a luta anti‑drone. A construção do edifício confirma que a presença destes meios em Beja terá caráter permanente.

A chegada dos Super Tucano insere‑se numa estratégia mais ampla de consolidação de Beja como polo aeronáutico e de defesa. Note-se que o Governo e a Embraer anunciaram recentemente a intenção de instalar no concelho uma fábrica dedicada à produção deste modelo, um investimento que poderá gerar emprego qualificado e atrair empresas da cadeia de valor aeronáutica.

Com o lançamento do concurso, completa‑se o ciclo iniciado com a decisão de adquirir os A‑29N e a sua colocação operacional em Beja. Resta agora definir o alinhamento entre a entrada plena em funcionamento da esquadra, a conclusão do novo edifício e a concretização do projeto industrial, fatores decisivos para afirmar Beja como um verdadeiro hub aeronáutico nacional.

 

Fotografia de oatual.pt

Artigos relacionados

Hospital de Beja tem mais de 4,5 milhões para requalificação e ampliação e já pode lançar concurso público

Redação Alentejo

Mulher moldava detida pela PJ em Beja para cumprir pena por tráfico de seres humanos para exploração sexual

Redação Alentejo

Despiste de autocarro em Beja faz uma vítima mortal e dois feridos graves. Motorista terá desmaiado antes de perder controlo da viatura

Redação Alentejo

Beja lança programa de alojamento urgente para dar resposta a mais de 1000 sem-abrigo. Programa é financiado pela União Europeia

Redação Alentejo

Governo promete três novas automotoras Stadler FLIRT para Beja em 2027

Redação Alentejo

KC-390 vão ser certificados em Beja. Base Aérea vai acolher formação e testes ao EMBRAER militar

Redação Alentejo