Tribuna Alentejo
castelodebeja
Baixo Alentejo

CENTRO UNESCO PRONTO PARA SER INAUGURADO EM BEJA

Protocolado a 6 de Junho de 2016, o Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial em Beja (CEUSPCI)  prepara-se para abrir portas no próximo dia 12 de julho, no antigo Clube Bejense.

Em comunicado o município de Beja destaca que o " Património Cultural Imaterial ganha um espaço de reconhecimento cada vez mais amplo na consciência colectiva, o CEUSPCI pretende assumir a missão de potenciar essa consciência, procurando a sua integração no trajecto de vida das populações. A inventariação de práticas e saberes populares, a promoção o Cante Alentejano e outras manifestações musicais tradicionais e a implementação do programa UNESCO “Tesouros Humanos Vivos”, valorizando os portadores de memória e sabedoria de inegável valor universal, são alguns dos objectivos que este Centro UNESCO pretende assumir."

A inauguração conta com uma apresentação da exposição fotográfica Cante: Alma do Alentejo da foto-jornalista Ana Baião e um apontamento musical a cargo das Vozes Búlgaras Angelite e Cantadores do Desassossego que atuam no mesmo dia, pelas 22h00, na Praça da República, com a participação de António Zambujo.

Este centro contou com uma parceria do Município de Beja, da UNESCO,a Direção Regional de Cultura do Alentejo, o Centro Nacional de Cultura, a Fundação Aga-Khan, o CENA – Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual, a MODA – Associação do Cante Alentejano e a Confraria Gastronómica do Alentejo.

 

Artigos relacionados

Moura investe mais de meio milhão de euros na recuperação de ruas e estradas rurais

Redação Alentejo

Projeto da Misericórdia de Beja vai integrar 500 migrantes e combater escassez de mão de obra na Agricultura

Redação Alentejo

Odemira recebe primeira Bienal de Arte e Ciência

Redação Alentejo

A26 até Beja só deverá avançar depois de 2028

Redação Alentejo

Vinho, Cultura e Sabores numa romaria em Ferreira do Alentejo

Redação Alentejo

Lamas de ETAR usadas na agricultura em Castro Verde e Aljustrel espalham “nuvens de moscas e odor insuportável” na região

Redação Alentejo