Tribuna Alentejo
untitled_design_74
Baixo Alentejo

BEJA IMPONENTE, SEDUTORA E EXÓTICA

Imponente, sedutora e exótica. Poderíamos descrever assim a Beja recriada por três dias em junho.

Beja volta a celebrar os tempos de grandeza e imponência da antiga Pax Julia, quando Roma e o Império Romano dominavam o "mundo Conhecido". São três dias, entre 2 e 4 de junho, de recriação da vida da cidade nesse tempo, que ocupa sobretudo o Centro Histórico da cidade alentejana.

A cidade de Pax Iulia foi fundada por Augusto, algures entre os anos 25 e 15 do séc. I a.C.. Foi capital de Conventus Pacensis uma das três circunscrições responsáveis pela organização das questões jurídicas e do culto imperial da província da Lusitânia.

Cidade com o estatuto de colónia romana, usufruía de privilégios que além da capital, Colónia de Emerita Augusta (Mérida), apenas Norba (a norte), Metellinum (a este) e Pax Iulia possuíam.

O Festival Beja Romana conta com cortejos históricos, música e danças, mercados cheios de artesãos e mercadores com produtos semelhantes aos que se podiam comprar há 2000 anos e iguarias e petiscos apreciados então.

Artigos relacionados

Hospital de Beja tem mais de 4,5 milhões para requalificação e ampliação e já pode lançar concurso público

Redação Alentejo

Mulher moldava detida pela PJ em Beja para cumprir pena por tráfico de seres humanos para exploração sexual

Redação Alentejo

Despiste de autocarro em Beja faz uma vítima mortal e dois feridos graves. Motorista terá desmaiado antes de perder controlo da viatura

Redação Alentejo

Beja lança programa de alojamento urgente para dar resposta a mais de 1000 sem-abrigo. Programa é financiado pela União Europeia

Redação Alentejo

Governo promete três novas automotoras Stadler FLIRT para Beja em 2027

Redação Alentejo

KC-390 vão ser certificados em Beja. Base Aérea vai acolher formação e testes ao EMBRAER militar

Redação Alentejo