6 Dezembro 2023      10:20

Está aqui

Beja e Portalegre: Banco Alimentar recolhe 48,9 toneladas de alimentos

A campanha do Banco Alimentar (BA) Contra a Fome, que decorreu no fim de semana passado, angariou, em Portalegre, 22,5 toneladas de alimentos, e em Beja 26,4 toneladas de alimentos.

Segundo a Rádio Portalegre, mais de 300 voluntários participaram nesta campanha de recolha de alimentos que decorreu em 41 superfícies comerciais do Alto Alentejo.

Rosa Pinheiro, presidente do Banco Alimentar de Portalegre, afirmou que a quantidade de alimentos recolhidos bateu, em mais mil quilos, a recolha do ano passado.

A responsável disse que “é uma boa ajuda, mas manifestamente insuficiente”, atendendo a que a próxima campanha só se realiza daqui a seis meses, o que obriga a “alguma contenção”.

A dirigente, que agradeceu a todos os que colaboraram com esta campanha, acrescentou que as pessoas optaram por doar produtos mais acessíveis, com as massas a liderar, ao contrário do azeite.

No distrito de Portalegre os alimentos recolhidos pelo BA Contra a Fome são distribuídos por 34 instituições que os fazem chegar a mais de 2.570 pessoas, entre as quais 469 crianças.

Já no Baixo Alentejo, os concelhos de Beja (com mais de 9 toneladas) e Moura (com cerca de 4 toneladas de alimentos) foram os mais generosos com o Banco Alimentar, segundo a Rádio Pax.

José Tadeu Freitas, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome de Beja, referiu que esta campanha teve um aumento de cerca de uma tonelada e meia no volume de alimentos doado face ao ano passado.

 

Fotografia de jn.pt