19 Julho 2022      09:12

Está aqui

Batalha de Ourique faz 883 anos em Castro Verde

O município de Castro Verde irá celebrar, na próxima segunda-feira, dia 25 de julho, o 883.º Aniversário da Batalha de Ourique, “momento decisivo que, neste dia, no ano de 1139, determinou a consagração de Afonso Henriques como primeiro rei de Portugal”, revelou a autarquia.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Castro Verde indica que esta é “uma data histórica para o concelho, de grande orgulho e afirmação da nossa identidade, que vai ser homenageada e valorizada no âmbito de um programa” que tem início pelas 9:00 com uma homenagem do município ao Exército Português, no Jardim do Padrão.

Pelas 10:00, segue-se uma Missa Campal, junto à Basílica Real, que será presidida pelo Senhor Bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério.

Já às 11:30 tem início a Romagem ao Padrão da Batalha de Ourique, “no sítio de São Pedro das Cabeças, local onde se realiza Cerimónia Militar Evocativa, com o hastear da bandeira nacional, a deposição de flores junto ao monumento evocativo e homenagem aos mortos na Batalha”.

As Comemorações do 883º Aniversário da Batalha de Ourique são organizadas pela Câmara Municipal de Castro Verde em parceria com o Exército Português.

 

Fotografia de cm-castroverde.pt