É já neste fim de semana, dias 9 e 10 de abril, que o Festival do Peixe do Rio volta ao Pomarão, no concelho de Mértola. Em declarações ao Correio Alentejo, Mário Tomé, presidente da Câmara Municipal de Mértola, destaca o “impacto” do evento “na economia local e nos produtores locais”.
Na mesma entrevista, o autarca adianta que, este ano, “as expetativas são muito altas”. De acordo com Mário Tomé, “o festival tem a sua especificidade própria, numa lógica de valorização de um sítio como o Pomarão, mas também de um património que é a pesca tradicional”, o que “significa também algo muito importante, que é o ‘pontapé de saída’ na retoma da normalidade”
O presidente diz ainda que espera muitos visitantes durante o fim de semana, porque “o Pomarão é um sítio fantástico, de uma beleza natural tremenda”. Além disso, a par de se poder provar o peixe do rio, “ a proximidade de Espanha faz com que também seja habitual termos muita gente dessa zona e este ano não será diferente”.
“São tudo fatores que, com certeza absoluta, vão engrandecer o evento e trazer muitas pessoas para nos visitar”, conclui o autarca.
Em relação à pesca tradicional, o presidente da autarquia explica que, neste momento, aa atividade “tem, sobretudo, uma componente emocional. Já não temos quem faça da pesca a sua profissão, mas esta atividade tem o seu cariz cultural, o que também tem um impacto muito grande na história dos territórios e das pessoas”.
Fotografia de alentejo.sulinformacao.pt