A Câmara Municipal de Arraiolos anunciou que pretende avançar, com o apoio da proprietária, com o processo de classificação de interesse público da Sobreira Grande, que recentemente ganhou o Concurso da Árvore Portuguesa do Ano 2022.
Em comunicado, a autarquia refere que, pelas estimativas técnicas efetuadas, a Sobreira Grande tem 350 anos, 12 metros altura, o tronco tem 6,06 de perímetro, a copa tem 113 metros de perímetro e dá cerca de 80 arrobas de cortiça.
Além disso, o município adianta que “decidiu aderir à iniciativa com o propósito de valorizar o território e o montado de ‘sobro e azinho’, enquanto património natural da nossa paisagem transtagana, onde subiste uma atividade agrosilvopastoril importante para o ambiente e para a biodiversidade, a qual urge preservar e que constituem um importante recurso para a economia da região e do país”.
A mesma fonte relembra que “os sobreiros integram de forma isolada ou em mancha contínua a paisagem alentejana, de características mediterrâneas”, prevendo-se ainda que que a “Rota do Montado” e outros circuitos pedestres possam integrar a Sobreira Grande.
Recorde-se que a Árvore Portuguesa do Ano 2022 irá representar Portugal na competição Árvore Europeia, decorrendo a votação online em fevereiro.