Tribuna Alentejo
sem-abrigo
Alentejo

Alentejo 2030 tem 800 mil euros para projetos para sem-abrigo

O programa regional Alentejo 2030 irá disponibilizar uma verba de 800 mil euros a entidades públicas e privadas que queiram desenvolver projetos direcionados a pessoas em situação de sem-abrigo.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo indicou que se encontra aberto, até ao dia 31 de janeiro de 2024, o período de candidaturas ao aviso de apoio a pessoas em situação de sem-abrigo.

“Este aviso destina-se a apoios para abordagens locais inovadoras de desenvolvimento social e de promoção de estratégias locais de inclusão ativa, que prossigam os objetivos das políticas de integração das pessoas em situação de sem-abrigo e de combate à pobreza”, lê-se no documento.

Segundo a CCDR do Alentejo, este aviso de concurso, integrado no Programa Regional do Alentejo 2021-2027, conta com uma dotação de 800 mil euros e prevê uma taxa máxima de cofinanciamento do Fundo Social Europeu (FSE) de 85%.

“Podem aceder aos apoios as entidades públicas e entidades privadas sem fins lucrativos que tenham no seu objeto social ou prática reconhecida a intervenção junto de pessoas em risco de exclusão e nomeadamente em situação de sem-abrigo”, revelou a comissão.

De acordo com o aviso, “são elegíveis as ações que integrem a criação de equipas pluridisciplinares de gestores de caso que assegurem o acompanhamento psicossocial e o acesso aos recursos existentes na comunidade, bem como a respostas integradas dirigidas a pessoas em risco de exclusão social, nomeadamente em situação de sem-abrigo”.

Além disso, também são elegíveis “as ações de desenvolvimento de respostas que implementem ações ocupacionais adequadas às características e vulnerabilidades das pessoas em situação de sem-abrigo, promovendo a empregabilidade e a inserção profissional”.

A CCDR do Alentejo acrescentou ainda que são igualmente elegíveis “as ações que deem respostas que se revelem necessárias para assegurar abrigo e acolhimento temporário de pessoas sem teto e favoreçam o combate ao estigma sobre a condição de sem-abrigo”.

Artigos relacionados

Preço das casas subiu mais de 17% em todo o Alentejo no primeiro semestre de 2026

Redação Alentejo

Alentejo enfrenta acentuada amplitude térmica. Temperaturas vão oscilar entre os 8º e os 21º

Redação Alentejo

Governo distribui novos tratores florestais pelos Municípios. Entre hoje e amanhã Alentejo vai receber 20 máquinas pesadas

Redação Alentejo

Alentejo 2030 destina 15 milhões à Protecção Civil regional

Redação Alentejo

Fábrica de azeite de Fortes em Ferreira do Alentejo “nunca incumpriu” qualquer regra ambiental vigente

Redação Alentejo

Vai ficar quente. Alentejo volta aos 30º de temperatura

Redação Alentejo