26 Setembro 2015      07:14

Está aqui

SAGRES ATRACADO EM SETÚBAL

O Navio Escola Sagres está desde quinta-feira atracado em Setúbal, para participar nas comemorações da Semana do Mar 2015 e aí ficará até domingo, altura em que regressará à base de Alfeite.

Entretanto o Navio está aberto às visitas do público, com entradas gratuitas. Hoje junta-se ao Sagres o Creoula e a Caravela Vera Cruz, que estarão também abertos ao público e que realizarão passeios fluviais.

"O actual navio-escola Sagres foi construído nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, em 1937, tendo, na altura, recebido o nome Albert Leo Schlageter. Era o terceiro de uma série de quatro navios encomendados pela Marinha Alemã (Kriegsmarine), que incluía o Gorch Fock (1933) (que veio a ser o Tovarish (1952-2003), o Horst Wessel (1936) (actual Eagle da United States Coast Guard), e um quarto navio nunca concluído, por entretanto ter eclodido a segunda-guerra mundial.

No final da guerra, aquando da partilha dos despojos pelos vencedores, o Horst Wessel e o Albert Leo Schlageter couberam aos Estados Unidos. No entanto, apesar dos esforços do Comandante americano da Base Naval de Bremerhaven, não foi possível encontrar, nos Estados Unidos, uma instituição que quisesse ficar com este navio. Pelo que, ao fim de três anos, acabou por ser cedido à Marinha do Brasil, com o intuito de fazer face aos danos causados pelos submarinos alemães aos seus navios, durante a guerra. Em 1961 foi adquirido por Portugal, no sentido de substituir a antiga Sagres, que, curiosamente, também havia sido navio alemão", como se lê aqui.

Imagem de capa daqui.

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.