Está aqui

Ambiente

Vale do Guadiana tinha 291 linces ibéricos em 2023

Em 2023, eram 2021 os linces ibéricos na Península Ibérica, um número que atesta o crescimento desta população em relação a 2022, ano em que os exemplares eram 1668, revela o senso realizado pelo projeto European Life para a conservação desta espécie.

Segundo a agência Lusa, este censo, levado a cabo pelo projeto LynxConnect e coordenado pela Junta da Andaluzia, inclui diversas comunidades autónomas e Portugal.

Odemira tem 11 praias com Bandeira Azul e 8 com Qualidade de Ouro

Este ano, o concelho de Odemira tem 11 praias com Bandeira Azul e oito com a bandeira Qualidade de Ouro, distinções que são “prova da qualidade das praias e do trabalho desenvolvido para melhoria dos espaços balneares”, considera o município, em comunicado.

Fluviário de Mora junta plantas, degustação de chás e música ao vivo

O Fluviário de Mora comemora hoje o Dia Internacional dos Museus e o Dia do Fascínio das Plantas com um evento especial intitulado "Chá Fascinante". Uma experiência enriquecedora, combinando o conhecimento sobre plantas, a degustação de chás e música ao vivo.

O evento terá início às quinze horas e terá a duração de duas horas. A participação requer a aquisição do bilhete de entrada no Fluviário de Mora e inclui um certificado de participação. Em honra da efeméride, solicita-se aos participantes que usem uma peça de vestuário em tons de verde.

Seca regressou ao Alentejo no mês de abril

Dados oficiais recentemente divulgados apontam para o regresso da classe de seca fraca no final do mês passado, que foi o sexto abril mais seco desde o ano de 2000, com um total de precipitação correspondente a 56% do valor médio de 1981-2010.

Os dados figuram no Boletim Climatológico de abril deste ano, divulgado na passada segunda-feira (13) pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e indicam que, no final do mês, aproximadamente 8% do território se encontrava em seca meteorológica fraca.

Campo Maior: Zona industrial com investimento de 15,2 ME nas energias renováveis

A Câmara Municipal de Campo Maior anunciou, na passada segunda-feira (13), que vai investir 15,2 milhões de euros na criação de uma área empresarial de última geração na zona industrial, equipada com sistemas de produção e armazenamento de energia renovável.

O presidente do município, Luís Rosinha (PS), afirmou, em declarações à agência Lusa, que este projeto conta com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Praia fluvial de Monsaraz tem “Qualidade de Ouro” pelo terceiro ano consecutivo

A praia fluvial de Monsaraz foi, pelo terceiro ano consecutivo, distinguida pela Quercus com o galardão “Qualidade de Ouro”, devido à qualidade da água balnear, o que faz com que esta praia tenha hasteada a Bandeira de Praia com Qualidade de Ouro 2024 no decurso da época balnear, que começa a 01 de junho e termina a 22 de setembro.

Aurora boreal avistada no Alentejo

As previsões meteorológicas já apontavam para a possibilidade de ocorrência de auroras boreais em zonas mais a sul, embora não fosse expectável que estas fossem vistas em Portugal, o que acabou por acontecer em zonas como o Alentejo, Coimbra ou Chaves, destaca o jornal Expresso.

Na internet, circulam, desde a noite da passada sexta-feira (10), várias imagens das auroras boreais que foram avistadas em Portugal, um fenómeno comum nas paisagens dos Árticos, mas pouco frequente em território nacional.

Universidade de Évora conquista prata em desafio Europeu

A Universidade de Évora (UÉ) obteve a segunda posição no desafio europeu Get Active, no âmbito do Work Package 8 Sustainable and Healthy Campus, uma iniciativa da Aliança EU Green de que a UÉ faz parte.

A competição teve como objetivo promover a atividade física moderada, combater o sedentarismo e incentivar a mobilidade suave de acordo com as recomendações da OMS sobre atividade física.

Elvas investe cerca de um milhão de euros na área do ambiente

O município de Elvas, no distrito de Portalegre, apresentou as novas viaturas de recolha de lixo e os novos contentores para a recolha de biorresíduos, num investimento de cerca de um milhão de euros.

Em comunicado, o município explica que esta iniciativa, que envolveu a compra de cinco veículos, está integrada numa campanha de sensibilização com o objetivo de promover e implementar processos de recolha de resíduos.

Almina investe 11 ME para reduzir emissão de poeiras

A Almina, empresa concessionária das minas de Aljustrel, que produzem cobre, zinco e chumbo, anunciou ter efetuado um investimento de 11 milhões de euros na construção de uma britagem secundária de superfície, com o objetivo de reduzir a emissão de poeiras.

De acordo com um comunicado que a empresa alentejana fez chegar à agência Lusa, a instalação da nova britagem secundária de superfície foi feita numa localização mais favorável “para o controlo e redução da emissão de poeiras e consequente melhoria da qualidade do ar”.

Páginas