Tribuna Alentejo
ta_21
Alto Alentejo

Sousel vai recuperar órgão de Oldovino com cerca de 270 anos

O órgão de Oldovino, de 1751, da paróquia do Cano, no concelho de Sousel está sofrer uma intervenção profunda de restauro, promovida pela arquidiocese de Évora e a paróquia do Cano.

O magnífico órgão de tubos, que está em avançado estado de degradação, foi encomendado a Pascoal Caetano Oldovino, em 1751, para o Convento do Salvador de Évora, mas com a extinção das ordens religiosas em 1834, este órgão de tubos foi entregue ao arcebispado, que em 1887 o cedeu à igreja do Cano.

O órgão foi colocado no coro alto da igreja, e usado nas celebrações apenas durante algum tempo, mas a falta de manutenção ditou o seu silenciamento até que se decidiu recentemente pela sua recuperação e está entregue a equipa técnica especializada, para poder voltar a ecoar pela igreja.

 

Imagem de capa da Arquiodocese de Évora.

Artigos relacionados

Infestação de percevejos no centro de formação da GNR em Portalegre obriga a desinfestação e aulas à distância

Redação Alentejo

PSP chamada a intervir em reunião pública em Elvas, após confrontos físicos e ofensas entre ex-vereador e Presidente da Câmara

Redação Alentejo

Barragem do Pisão mantém obras suspensas após processos judiciais

Redação Alentejo

Empresa espanhola acusada pelo Ministério Público de fazer entrar trabalhadores ilegais em Elvas, vindos da Argélia e Marrocos

Redação Alentejo

Castelo medieval de Barbacena em Elvas vai ser hotel de luxo de 5 estrelas

Redação Alentejo

PS de Portalegre não compreende motivos para a reestruturação dos serviços de oncologia no Alto Alentejo e teme pelos doentes afetados

Redação Alentejo