Tribuna Alentejo
restaurante-herdade-esporao
Negócios e Empresas

Restaurante Herdade do Esporão ganha Prémio Especial de Sustentabilidade

O Restaurante Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, ganhou o Prémio Especial Sustentabilidade Studioneves 2020 pela sua preocupação ambiental e de sustentabilidade.

De acordo com a Mesa Marcada, organizadora do prémio em parceria com a consultora técnica internacional Grab a Doughnut, o restaurante chefiado por Carlos de Albuquerque Teixeira tem “uma cozinha fortemente marcada pela sazonalidade, abastecida principalmente com legumes, frutas e produtos animais próprios – onde se eliminou o uso de película aderente, se reduziu o recurso ao plástico ou se faz compostagem de resíduos – mas que também colabora com entidades locais de apoio social”.

A consultora Grab a Doughnut adianta ainda que o Restaurante Herdade do Esporão deve ser reconhecido “pelo compromisso e aplicação dos conceitos de sustentabilidade por demonstrar que, mesmo uma grande organização, com anos de operação, consegue adaptar-se às novas demandas do nosso tempo. O Restaurante Herdade do Esporão pode ser uma referência para a trajetória de transformação que todo o setor deverá vivenciar”.

Num total de 31 candidatos, além do vencedor, os restaurantes alentejanos Sem Porta, do Hotel Sublime, na Comporta, e o Craveiral Farmtable by Alexandre Silva, do projeto hoteleiro Craveiral Farmhouse, em S. Teotónio, foram distinguidos com uma Menção Honrosa.

A atribuição deste prémio teve em conta, além da vertente ambiental, também aspetos sociais e de gestão. Foi avaliado como cada restaurante valoriza os recursos naturais, qual a origem dos produtos que utiliza, como lida com os materiais poluentes, com questões de ética e código de conduta com empregados e fornecedores, condições de trabalho, entre outros.

Segundo a organização do prémio, “neste ano inicial, a ideia geral foi a de avaliar o empenho, o comprometimento e a transparência, mais do que os dados técnicos em si”.

 

Fotografia de lifestyle.sapo.pt

Artigos relacionados

Economia nacional com alívio na dívida pública mas pressão nos juros da habitação e nas contas externas

Redação Alentejo

Negócio que ia colocar Refinaria de Sines nas mãos de espanhóis cai. Galp e Moeve não chegaram a acordo

Redação Alentejo

Saída da Microsoft de projeto britânico não afeta expansão em Sines

Redação Alentejo

Alentejo lança garrafa de vinho mais leve e lidera sustentabilidade vitivinícola a nível mundial

Redação Alentejo

TEKEVER é a 3ª startup de defesa mais valiosa da Europa com avaliação de 6,4 mil milhões de dólares

Redação Alentejo

Porto de Sines quer ter uma Zona Franca com limitação de impostos para ser mais competitivo a atrair empresas

Redação Alentejo