Tribuna Alentejo
pao
Negócios e Empresas

PÃO ALENTEJANO VAI SER CERTIFICADO

O Pão Alentejano quer obter certificação. O projeto já está em curso e, a 6 de dezembro, decorrerá em Beja, no auditório do Instituto Politécnico, o Seminário “Da Qualificação à Certificação do Pão Alentejano”.

Esta iniciativa vai estar aberta a todos os interessados e é só mais uma iniciativa que visa a uma futura certificação desta marca identitária do Alentejo: o pão.

O pão foi sempre garante de sustento e é um produto com produto com forte impacto económico e social na região. A sua certificação pretende valorizar e proteger essa marca e aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas relacionadas com a produção de pão.

O seminário fará o balanço das atividades desenvolvidas por este projeto desde janeiro de 2016 e quer fazer nascer caminhos e estratégias para o futuro, sendo que deve ser criada em breve uma associação de produtores de Pão Alentejano.

A Qualificação do Pão Alentejano é uma iniciativa da Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e surge apoiada por uma candidatura ao SIAC – Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Qualificação, no âmbito do Alentejo 2020.

Já foram feitas análises ao trigo, já se procedeu à caracterização das moagens do Alentejo e à qualidade das farinhas usadas e já foram também desenvolvidas várias ações de informação e sensibilização junto de mais de 450 empresas produtoras. Existe também um caderno de especificações – onde é descritivo todo o processo de confeção do pão alentejano e criado um painel de provadores – fruto de uma parceria com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja e serão realizados workshops sobre regras de segurança alimentar, dinamizados pela ASAE e dirigidos aos produtores/as de pão alentejano.

A participação no Seminário é gratuita e as inscrições podem ser efetuadas através da Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado.

 

Imagem de cacho.pt

Artigos relacionados

Rita Nabeiro, da Adega Mayor, é a terceira mulher mais poderosa do turismo, hotelaria e vinhos

Redação Alentejo

Queijaria das Romãs, de Vendas Novas, vence Melhor Queijo de Portugal 2026

Redação Alentejo

Obras de modernização dos acessos ao Porto de Sines já arrancaram. Investimento na requalificação é superior a 3 milhões de euros

Redação Alentejo

Economia nacional com alívio na dívida pública mas pressão nos juros da habitação e nas contas externas

Redação Alentejo

Negócio que ia colocar Refinaria de Sines nas mãos de espanhóis cai. Galp e Moeve não chegaram a acordo

Redação Alentejo

Saída da Microsoft de projeto britânico não afeta expansão em Sines

Redação Alentejo