Tribuna Alentejo
lego
Curiosidades

O LEGO FAZ ANOS OU SERÁ A LEGO?

Há raras ocasiões em que o nome de uma marca acaba por tornar-se o nome do objeto. A Lego – cujo mote é mote "Only the best is good enough" ("Apenas o melhor é suficientemente bom") – é uma delas.

A marca dinamarquesa, bem presente na infância de milhares de pessoas, celebra hoje 60.º anos. “O” lego não nada mais que a simples ideia de acrescentar “tubos” ao interior de um tijolo de plástico de modo a permitir que encaixem e desencaixem com relativa facilidade e permitindo uma infinidade de construções.

Em pleno século XXI, ainda são muitos os fãs adultos do Lego e também os jovens de hoje que o preferem em vez de novas tecnologias.

O fundador da LEGO, Ole Kirk Kristiansen, criou os primeiros tijolos chamados Automatic Binding Bricks (Tijolos de encaixe automático) em 1949; quatro anos mais tarde, o nome foi alterado para LEGO Mursten ("tijolos LEGO" em dinamarquês) e estavam disponíveis em cinco cores: branco, vermelho, amarelo, azul e verde. No entanto, só nove anos mais tarde, em 1958, é que nasceu o tijolo LEGO que conhecemos atualmente, após vários anos de alterações para chegar a este icónico design, que não sofreu mudanças significativas desde então.

 

Há algumas curiosidades sobre os Legos que lhe queremos contar:

·         Seis tijolos LEGO "2×4" podem ser combinados em mais de 915 milhões de maneiras

·         Se construíssemos uma coluna com cerca de 40 mil milhões de tijolos LEGO, chegaríamos à lua

·         Os moldes usados para produzir peças LEGO® têm um erro de precisão de até 0,004 mm, ou seja, inferior à largura de um cabelo. Esta precisão é aquilo a que a empresa chama de poder de encaixe

·         60 cores diferentes são utilizadas na produção: 60+

·         3700 é o número de tipos diferentes de elementos LEGO  

 

Imagem de timedotcom.files.wordpress.com

Artigos relacionados

Crianças de Avis vão plantar oliveiras e receber o próprio azeite até fazerem 18 anos

Redação Alentejo

Anúncio fúnebre em Beja gera polémica nas redes sociais. Agência Funerária diz que foi um pedido da família

Redação Alentejo

Vendas Novas vai tentar bater o seu próprio recorde de maior bifana do mundo. Objetivo está nos 20 metros de comprimento

Redação Alentejo

Redondo vai construir centro dedicado ao misticismo e à herança eremita da Serra d’Ossa

Redação Alentejo

Julie, a última elefanta de circo em Portugal, inaugurou hoje o santuário de elefantes no Alentejo

Redação Alentejo

Olaria Pedrada de Nisa é imagem da FIA 2026 em Lisboa

Redação Alentejo