Tribuna Alentejo
lagoa
Alentejo Litoral

Lagoa de Santo André vai ser aberta ao mar a 8 de abril

A Lagoa de Santo André vai ser aberta ao mar na próxima segunda-feira, dia 8 de abril, a partir das 16:00, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Em comunicado, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém avisa, porém, que podem “haver alterações em função das condições meteorológicas”.

Segundo a APA, através da sua Administração da Região Hidrográfica do Alentejo, “uma vez avaliados os agentes físicos em presença, e em articulação com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, planeia efetuar o rompimento da barra arenosa que separa a Lagoa de Santo André do mar, podendo ocorrer ligeiras alterações ao planeado, em função dos fatores físicos atuantes”.

A autarquia recorda que a garantia da abertura da Lagoa foi dada pela APA “durante a ação de protesto promovida pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém e Junta de Freguesia de Santo André, no dia 5 de março, que juntou cerca de 100 participantes, onde, em conjunto, manifestarem o seu desagrado perante a posição inicial da APA, de não abrir a Lagoa de Santo André ao mar este ano”.

A mesma fonte adianta que se mantém “a expetativa sobre a forma como o processo será feito no terreno, pois esse tem sido o grande problema nos últimos anos e que tem contrariado o objetivo da abertura da Lagoa ao mar, que é renovação da água, melhorando a qualidade dos ecossistemas e contribuindo para a economia local”.

 

Fotografia de radiom24.pt

Artigos relacionados

Crise na produção de arroz ameaça agricultores de Alcácer do Sal

Redação Alentejo

Sines precisa de 10 milhões € para intervir com urgência na rede de saneamento e distribuição de água. Pedido já foi feito ao Governo

Redação Alentejo

Grândola faz 482 anos com um mês de comemorações

Redação Alentejo

Sobe para 11,5 toneladas a droga apreendida na costa portuguesa. Só ontem em Odemira, Sines e Figueira foram 6,5 toneladas

Redação Alentejo

Mais de meia tonelada de cocaína e haxixe deram à costa em Grândola

Redação Alentejo

Crianças de Odemira inauguram a sua nova biblioteca escolar

Redação Alentejo