Tribuna Alentejo
marcelo_discurso
Alto Alentejo

Já sabemos o discurso do Presidente da República

No seu discurso do 10 de junho, Marcelo Rebelo de Sousa, dedicará o tema à exaltação do povo e de Portugal, e refere o facto de sermos uma pátria de caráter “universal”.

Nos discursos de Marcelo, “Portugal” será mesmo a palavra mais usada: 20 vezes nas cerimónias militares e 51 no discurso para os portugueses e lusodescendentes no estrangeiro. Segue-se “povo” e “pátria”, repetidas 21 e 12 vezes, respetivamente.

Nestas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas – e que decorrem este ano em Portalegre – Marcelo, chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas, fará dois discursos: um mais solene, pela manhã, na cerimónia militar e um outro mais informal, ao final do dia, perante comunidades portuguesas no estrangeiro.

Esta maneira bipartida de assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas surgiu com a eleição de Marcelo, que, em 2016, aquando da sua eleição, e articulando com o Primeiro-Ministro, António Costa, pôs em prática este modelo e, este ano, as comemorações dividem-se entre Portalegre e Cabo Verde.

 

Imagem de media-manager.noticiasaominuto.com

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no . Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

Artigos relacionados

Águas do Alto Alentejo lançam alerta contra burla. Alegadas análises à água são fraudulentas e o caso já foi denunciado à GNR

Redação Alentejo

Presidentes de Câmara em tribunal para defender a Barragem do Pisão

Redação Alentejo

Portalegre tem um corte superior a 40% no investimento público. Orçamento do Estado é ainda mais duro com o Alto Alentejo do que com o resto do País

Redação Alentejo

Elvas prevê instalar 62 câmaras e integrar seis guardas noturnos

Redação Alentejo

Dois antigos Presidentes de Junta de Freguesia do Marvão acusados de fraude na obtenção de subsídio

Redação Alentejo

Gavião ficou de fora do plano do Governo para controlar população de javalis mas vai pagar “do seu bolso” 300 euros por montaria

Redação Alentejo