Tribuna Alentejo
Alentejo Central

Intervenção de 2,5 milhões vai mostrar ao público tesouros guardados do Espírito Santo de Évora

A aprovação da candidatura para o financiamento da recuperação e requalificação da Igreja do Espírito Santo de Évora, submetida ao abrigo do Programa Operacional Regional do Alentejo, Alentejo 2020, vem possibilitar, através da captação de 2 461 383.81 euros, a urgente intervenção na igreja construída pelos Jesuítas nos longínquos anos de 1566/72, como defende o Seminário Maior de Évora, que vai suportar 25% do total do investimento.

O projeto de salvaguarda e valorização deste testemunho essencial da arquitectura, arte e missão da Companhia de Jesus conta com a parceria da Direcção Regional da Cultura do Alentejo e do Laboratório Hercules, da Universidade de Évora, para alcançar os objectivos principais relativos a este importante património edificado, móvel e integrado.

O investimento de quase 2,5 milhões de euros vão suportar as obras de restauro, estrutura e consolidações, infra-estruturas eléctricas, mecânicas, águas e esgotos, museológicas e acessibilidades exteriores, tudo para "dotar o edifício de todas as condições necessárias para o tornar num ponto de referência do património cultural, devocional e turístico da cidade, designadamente com a abertura regular ao público e acesso a espaços antes reservados, como à sacristia e ao extraordinário conjunto de pinturas murais do tecto, articulando composições de grotescos com o ciclo de pinturas sobre a vida de Santo Inácio de Loyola".

As obras deverão estar concluídas no verão de 2021.

 

 

Artigos relacionados

Executivo da Câmara de Évora faz balanço de um ano de mandato com a comunicação social local

Redação Alentejo

Especialistas de cadastro predial e topógrafos estiveram reunidos este fim-de-semana em Évora

Redação Alentejo

GNR detém casal em Vendas Novas por violência doméstica agravada ao próprio filho de 3 anos

Redação Alentejo

Santuário de Elefantes do Alentejo recebe elefante vindo da Bélgica e prevê mais um animal em 2027

Redação Alentejo

Alentejo Central aprova orçamento de 18 milhões para 2027, de volta ao edifício sede que esteve em obras de reabilitação

Redação Alentejo

Arrancam obras para a ligação de energia ao novo Hospital Central do Alentejo. Linhas subterrâneas atravessam Évora e têm mais de 14 km de extensão

Redação Alentejo