O “Grupo de Amigos das Festas do Povo” reuniu, na passada quarta-feira, centenas de campomaiorenses no Pavilhão Gimnodesportivo Rui Nabeiro, com o objetivo de discutir a realização das emblemáticas Festas do Povo em 2026.
Segundo a Diana FM, na reunião “ficou evidente o entusiasmo e a determinação da população em trazer de volta esta tradição no próximo ano”.
Além disso, o orgulho nas raízes culturais e o forte sentimento de pertença foram destacados como “motores essenciais” para a concretização da festa.
A noite terminou com um momento musical, onde o som das pandeiretas e castanholas acompanhou a execução das tradicionais “saias”.
Reconhecidas pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2015, as Festas do Povo são uma celebração única, marcada pelas ruas enfeitadas com milhares de flores de papel, meticulosamente criadas à mão pelos habitantes.
Este evento, que não se realiza desde 2015, é um símbolo de identidade local e um dos maiores atrativos culturais e turísticos do concelho de Campo Maior.
Fotografia de unescoportugal.mne.gov.pt
