Tribuna Alentejo
campo-maior
Feiras

Festas do Povo de Campo Maior são Património da Humanidade

As Festas do Povo de Campo Maior, no distrito de Portalegre, foram hoje classificadas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A informação foi adiantada por António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, na sua página de Facebook. “Estive na génese das candidaturas do Alentejo à Unesco. Grandes momentos: o Cante Alentejano, os Chocalhos, a Falcoaria, os Bonecos de Esremoz, Castro Verde. Grandes momentos que levaram o Alentejo a ser a Região com mais bens classificados da UNESCO. Hoje mais uma vitória que nos  faz chorar e nos deixa orgulhosos”, pode ler-se na publicação. “Viva o Comendador Rui Nabeiro e o Povo de Campo Maior”, celebra ainda Ceia da Silva.

A inscrição como Património Cultural Imaterial das festas comunitárias portuguesas, na vila de Campo Maior, foi aprovada ao início desta tarde, na 16.ª reunião do Comité do Património Mundial da UNESCO, que está a decorrer em Paris até sábado. 

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, considerou um “orgulho” a classificação. “É um sentimento de orgulho, pese embora esta questão de termos sido surpreendidos”, porque a apreciação da candidatura estava marcada “para quinta-feira”, afirmou. Mas, “aquilo que interessa realmente é o selo e, então, é com isso que estamos muito satisfeitos” e “extremamente orgulhosos” frisou.

As Festas do Povo de Campo Maior são uma tradição secular e são conhecidas por apresentarem dezenas de ruas decoradas com milhares de flores de papel, feitas pela população de forma voluntária.

 

Fotografia de tsf.com

Artigos relacionados

Portugal tem a terceira maior delegação na Wine Paris 2027. Alentejo vai promover o Vinho de Talha

Redação Alentejo

Celebrações do Natal vão durar 41 dias em Elvas. Programação com mais de 150 atividades vai durar até janeiro

Redação Alentejo

Marvão conta com 5 toneladas de castanha e vinho de talha produzido na região para as festas de novembro

Redação Alentejo

Marvão recebe 42.ª Feira da Castanha a 14 e 15 de novembro

Redação Alentejo

Ponte de Sor recupera tradição na Feira de Outubro, um evento com mais de 500 anos

Redação Alentejo

Feira da Luz / Expomor regressa a Montemor-o-Novo de 2 a 7 de setembro

Redação Alentejo