Tribuna Alentejo
904392_10201167782391631_7777509864752989631_o
Alentejo Central

FESTAS DE VENDAS NOVAS ARRANCAM HOJE

As festas de Vendas Novas (Évora) decorrem de hoje a dia 7 de Setembro. O Tribuna Alentejo quis saber mais sobre elas com o presidente da autarquia Luís Dias.
 
 
Tribuna Alentejo: Quais as novidades da edição de 2015?
 
Luís Dias: Este ano teremos mais um dia em que assinalaremos as nossas festividades. Num total de quatro dias de programação, com início dia 4 e termo dia 7, sendo que três deles serão encabeçados por nomes sonantes do panorama musical nacional, uma certeza existe: animação, boa música e tasquinhas não faltarão. Outra das novidades aliadas a mais uma edição das Festas do Concelho relaciona-se com os espetáculos que serão levados a cabo às 18h e que trarão o cante e a música filarmónica aos Vendasnovenses e demais visitantes. As largadas serão também um dos pontos altos das nossas comemorações, a desenvolverem-se ao longo da Rua António Coelho de Oliveira e que certamente atrairão largas centenas de pessoas. Por tudo isto, não se esqueça. Visite Vendas Novas, assista aos concertos de Quim Barreiros, Herman José, Jorge Roque, HMB e à nossa tarde de folclore e junte-se a nós em mais um aniversário da elevação de Vendas Novas a Concelho.
 
Tribuna Alentejo: E qual a relevância económica que têm para o Concelho?
 
Luís Dias: Com um cartaz de topo e com quatro dias de festa, tradição e entretenimento garantidos, a economia local acaba por sentir nestes dias uma lufada de ar fresco, gerando-se uma grande dinâmica, principalmente em torno das nossas iguarias tão conhecidas pelo país, as nossas bifanas. De destacar que este certame terá no seu recinto a presença de muitos expositores locais, com o apoio do IEFP numa parceria que visa divulgar e incentivar os artesãos locais, mostrando também o que melhor sabem fazer, as suas artes e o seu artesanato. 
 
Tribuna Alentejo: Qual o número de participantes esperado, entre expositores e visitantes?
 
Luís Dias: Não podemos avançar com um número exato de visitantes mas as espectativas são elevadas, dado o cartaz de excelência que apresentamos. Como as festividades são gratuitas e ao ar-livre é difícil acertar um total, mas serão, com toda a certeza, milhares de pessoas que estarão a assistir e a participar nas festas. Quanto aos expositores, entre tasquinhas, artesanato, doçaria e outros, teremos cerca de vinte representantes do nosso Concelho.
 
Tribuna Alentejo: A iniciativa extravasa os limites do Concelho?
 
Luís Dias: Sem dúvida. Esperamos visitantes de todos os Concelhos limítrofes e não só porque, como já foi referido, os espetáculos culturais são apelativos e de qualidade e visto que Vendas Novas está a “um passo” da Área Metropolitana de Lisboa e dos centros urbanos de Setúbal e Évora, é com facilidade que aqui se deslocam. Nós estamos prontos para recebê-los e garantimos que não se arrependerão. 
 
Tribuna Alentejo: Por último uma curiosidade, como surge o apoio à iniciativa da Fundação Stanley Ho e Fundação Oriente?
 
Luís Dias: Este Município tem sabido estabelecer relações estreitas e profícuas com vários parceiros públicos e privados com o intuito de aproveitar sinergias e beneficiar a missão de ambas as instituições. Neste caso foi o que aconteceu e são os Vendasnovenses os grandes beneficiados com o apoio cultural desta relação. 
 
O programa das festas pode ser visto aqui.
 

Artigos relacionados

Especialistas de cadastro predial e topógrafos estiveram reunidos este fim-de-semana em Évora

Redação Alentejo

GNR detém casal em Vendas Novas por violência doméstica agravada ao próprio filho de 3 anos

Redação Alentejo

Santuário de Elefantes do Alentejo recebe elefante vindo da Bélgica e prevê mais um animal em 2027

Redação Alentejo

Alentejo Central aprova orçamento de 18 milhões para 2027, de volta ao edifício sede que esteve em obras de reabilitação

Redação Alentejo

Arrancam obras para a ligação de energia ao novo Hospital Central do Alentejo. Linhas subterrâneas atravessam Évora e têm mais de 14 km de extensão

Redação Alentejo

Estremoz investe 430 mil euros na primeira fase da Mata Municipal

Redação Alentejo