Tribuna Alentejo
agrovoltaico
Alentejo Central

Évora e Badajoz juntam-se para promover agrovoltaico

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) promoveu, no passado dia 19 de setembro, o evento “Produção Agrícola & Energética: Dois desafios. Dois países. Uma solução”, que se realizou simultaneamente em Badajoz e Évora.

Em comunicado, a CIMAC explica que o evento, que ligou as duas cidades na “procura de formas eficazes de promover o agrovoltaico no espaço transfronteiriço”, decorreu no âmbito do Projeto Agrovoltep, financiado pelo Interreg VA Espanha-Portugal.

O tema central do evento foi o agrovoltaico, “um modelo que combina a produção agrícola com a geração de energia solar”, adianta a mesma fonte.

Neste sentido, foram organizadas mesas de trabalho setoriais, onde os participantes tiveram a oportunidade de discutir questões relacionadas com a promoção do agrovoltaico, os desafios regulamentares e a sustentabilidade económica deste modelo.

No evento participaram ainda representantes dos setores agrícola e das energias renováveis, investigadores científicos e decisores políticos.

Durante o evento, foram apresentadas várias propostas concretas que serão englobadas no projeto Agrovoltep, “incluindo a criação de incentivos financeiros para agricultores que adotem o agrovoltaico, a simplificação dos processos de licenciamento e a promoção de programas de formação especializada”, acrescenta a mesma fonte.

 

Fotografia de entresolos.org.br

Artigos relacionados

Especialistas de cadastro predial e topógrafos estiveram reunidos este fim-de-semana em Évora

Redação Alentejo

GNR detém casal em Vendas Novas por violência doméstica agravada ao próprio filho de 3 anos

Redação Alentejo

Santuário de Elefantes do Alentejo recebe elefante vindo da Bélgica e prevê mais um animal em 2027

Redação Alentejo

Alentejo Central aprova orçamento de 18 milhões para 2027, de volta ao edifício sede que esteve em obras de reabilitação

Redação Alentejo

Arrancam obras para a ligação de energia ao novo Hospital Central do Alentejo. Linhas subterrâneas atravessam Évora e têm mais de 14 km de extensão

Redação Alentejo

Estremoz investe 430 mil euros na primeira fase da Mata Municipal

Redação Alentejo