Tribuna Alentejo
Exposições

Elvas reúne 25 exposições de arte contemporânea portuguesa

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), no âmbito das comemorações dos seus 15 anos, organiza, de 15 de julho a 15 de agosto, várias exposições de um total de 25 entidades culturais.

Segundo a Lusa, as exposições, inseridas no projeto “15 Anos de MACE – Aqui Somos Rede”, com direção artística de Ana Cristina Cachola, têm inauguração oficial marcada para 16 de julho, apesar da pré-abertura de dia 15, e vão reunir obras pertencentes a centenas de artistas.

Em comunicado, a diretora artística refere que “Elvas acolhe, assim, um projeto inédito que junta, pela primeira vez, na mesma cidade tantos agentes” da arte portuguesa e que “integra ainda o Museu Estremenho e Ibero-americano de Arte Contemporânea (MEIAC), vindo de Espanha”.

O público vai poder apreciar obras de artistas como Fernanda Fragateiro, Robert Mapplethorpe, Mané Pacheco, Julião Sarmento, José Pedro Croft, Odete, Pedro Cabrita Reis, Carlos Bunga, Diana Policarpo, Rui Chafes, Luísa Cunha, Lawrence Weiner, entre outros.

As criações pertencem a 25 entidades culturais, como a Coleção Leal Rios, Coleção Marin Gaspar, Coleção João Luís Traça, Fundação Carmona e Costa, Coleção Armando Martins, Coleção Figueiredo Ribeiro, Coleção Norlinda e José Lima, entre outras.

Assim, a cisterna da cidade, castelo, Paiol de Nossa Senhora da Conceição, Sociedade de Instrução e Recreio, cineteatro municipal, escola de Alcáçova, sede de O Elvas – Clube Alentejano de Desportos, várias igrejas e uma capela são alguns dos espaços que vão acolher as obras expostas.

Ana Cristina Cachola explicou ainda que esta iniciativa de reunir um vasto conjunto de colecionadores serve para mostrar “a resiliência de um sistema da arte (co)operante”, após um período conturbado para o setor, devido à pandemia de covid-19 e também na sequência da guerra na Ucrânia.

“15 anos de MACE – Aqui Somos Rede amplia-se para lá da comemoração de um museu e de uma coleção, assumindo-se enquanto momento colaborativo e demonstrativo da dinâmica das instituições de arte contemporânea nacionais e da cidade de Elvas como lugar de referência da programação cultural em Portugal”, acrescentou a responsável.

Note-se que o MACE foi inaugurado em julho de 2007 e, desde 2015, está inserido na Rede Portuguesa de Museus, acolhendo em permanência exposições da coleção de António Cachola, considerada uma das “mais importantes” coleções privadas portuguesas.

 

Fotografia de visao.sapo.pt

Artigos relacionados

Exposição revela estragos do terramoto de 1755 no concelho de Monsaraz

Redação Alentejo

Évora Anime 2026 bateu todas as expetativas com número recorde de visitantes

Redação Alentejo

Palácio dos Duques de Cadaval acolhe exposição de arte indiana em Évora

Redação Alentejo

Exposição “O Fio da Terra” leva arte têxtil contemporânea à Feira de Garvão

Redação Alentejo

Estremoz dá entrada gratuita nos museus

Redação Alentejo

Redondo promove exposição “Memória na Ponta da Navalha”

Redação Alentejo