Tribuna Alentejo
sines
Negócios e Empresas

CPL de Sines representa Portugal em projeto europeu PLANET

A Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) passou a fazer parte do projeto europeu PLANET, dedicado à investigação e inovação em parceria com diversos «stakeholders» internacionais de transporte e logística.

O projeto PLANET (Progress towards Federated Logistics through the Integration of TEN-T into a Global Trade Network) terá a duração de 36 meses, e teve início a 1 de junho de 2020.

Este programa tem como objetivo ir além dos estudos conhecidos sobre a Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T), “demonstrando de forma rigorosa a utilização de tecnologias emergentes” nos corredores de ligação China/União Europeia/Estados Unidos. Esta investigação assentará em dois pilares: a modelação dinâmica das rotas comerciais, e o seu impacto nas infraestruturas logísticas e nas operações da RTE-T, tendo em conta fatores geoeconómicos e a transformação digital da RTE-T. Irão ainda ser usadas tecnologias disruptivas, designadamente IoT, Blockchain, PI, 5G, Impressão 3D, hyperloop e veículos autónomos.

Três Laboratórios Vivos terão lugar nos portos de Roterdão (Holanda), Valência (Espanha) e Sines, onde será feita a análise dos fluxos de carga e das infraestruturas logísticas. Estes laboratórios também serão o foco da investigação de soluções inovadoras para a coordenação de cadeias de abastecimento multimodais complexas, envolvendo atores públicos e privados.

Neste consórcio multinacional responsável pelo projeto, a CPLS é o único representante português entre 33 parceiros de 14 países. De acordo com Jorge d’Almeida, presidente da CPLS, “a participação do complexo portuário e logístico de Sines neste ambicioso projeto, a par de Roterdão e Valência, demonstra bem a crescente importância de Sines e de Portugal no xadrez logístico global”.

O projeto PLANET é financiado pelo programa de investigação e inovação Horizon 2020 da UE.

Artigos relacionados

Rita Nabeiro, da Adega Mayor, é a terceira mulher mais poderosa do turismo, hotelaria e vinhos

Redação Alentejo

Queijaria das Romãs, de Vendas Novas, vence Melhor Queijo de Portugal 2026

Redação Alentejo

Obras de modernização dos acessos ao Porto de Sines já arrancaram. Investimento na requalificação é superior a 3 milhões de euros

Redação Alentejo

Economia nacional com alívio na dívida pública mas pressão nos juros da habitação e nas contas externas

Redação Alentejo

Negócio que ia colocar Refinaria de Sines nas mãos de espanhóis cai. Galp e Moeve não chegaram a acordo

Redação Alentejo

Saída da Microsoft de projeto britânico não afeta expansão em Sines

Redação Alentejo