Tribuna Alentejo
corrida
Desporto

Corrida Viana-a-par-de-Alvito regressa em janeiro

Os municípios de Viana do Alentejo e de Alvito encontram-se a promover a corrida Viana-a-par-de-Alvito, uma prova que irá ligar os castelos destes dois concelhos, marcada para dia 14 de janeiro.

Segundo o Sul Informação, a edição de 2024 da corrida foi apresentada na passada quinta-feira, no Cineteatro Vianense numa conferência de imprensa que contou com a presença de José Manuel Efigénio e Luis Miguel Duarte, presidentes das Câmaras de Alvito e Viana do Alentejo.

Durante a sessão, os autarcas destacaram o papel importante deste evento desportivo, que acaba por “reforçar a união entre os dois concelhos vizinhos, um do distrito de Beja e outro do distrito de Évora”.

“O trabalho conjunto feito pelos dois municípios, juntamente com as Juntas de Freguesia de Alvito, Vila Nova da Baronia e Viana do Alentejo, as Associações de Atletismo de Beja e Évora, a Guarda Nacional Republicana de Alvito e Viana do Alentejo e as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Alvito e Viana do Alentejo”, acrescentou José Manuel Efigénio.

Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, referiu ainda o “importante significado” desta corrida, tendo em conta a sua associação à Restauração dos dois concelhos, ocorrida a 13 de janeiro de 1898, e assumiu a vontade de “fazer cada vez melhor, atraindo mais e novos participantes dos vários escalões”.

De acordo com a organização da corrida, “a 5.ª edição da prova encontra-se dividida em vários escalões e destina-se a todos os atletas federados e não federados, em representação de coletividades, organizações populares, grupos desportivos, escolas ou a título individual, com a prova principal, de 12,77 quilómetros, a passar por Vila Nova da Baronia. Já as provas jovens (400, 800, 1000, 2000 e 3000 metros) vão terminar em Viana do Alentejo”.

Além disso, está igualmente agendada uma caminhada de 8,9 quilómetros, com partida junto à Casa do Povo de Vila Nova da Baronia, numa parceria com o Alcáçovas Outdoor Trails, da Associação dos Amigos de Alcáçovas.

As inscrições para as provas jovens devem ser efetuadas aqui. A partir do escalão de juniores, inclusive, as inscrições são realizadas no site A Correr.

Artigos relacionados

Odemira vai subsidiar associativismo desportivo local com mais de meio milhão de euros

Redação Alentejo

Serra de Grândola apresenta uns desafiantes 46 km do Ultra Trail no próximo domingo

Redação Alentejo

Seleção de andebol de Cabo Verde avalia possibilidade de estágio para o Campeonato do Mundo em Sines

Redação Alentejo

Beja Rugby Clube arranca época à procura de talentos. Clube está a recrutar jogadores com ou sem experiência

Redação Alentejo

Francisco Barreto e Micael Simão vencem Baja Portalegre 500

Redação Alentejo

Beja homenageou hoje Pedro Dores, o jovem Campeão Mundial de Tiros às Hélices

Redação Alentejo