22 Agosto 2019      09:37

Está aqui

Conheça o avião que António Costa veio comprar a Évora

Esta tarde, o Primeiro-Ministro António Costa estará em Évora, no Parque da Indústria Aeronáutica da cidade, para assinar os contratos relativos à aquisição das Aeronaves KC-390, da Embraer.

Numa cerimónia que contará também com a presença do CEO da Embraer Portugal, Yuri Lopes Capi, Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, entre outras entidades regionais e nacionais, ficará confirmada a compra de 5 aeronaves no valor de 827 milhões de euros.

Produzido também por Portugal, o KC-390 da Embraer irá substituir os míticos Hércules C-130 da Força Aérea nacional e que têm já 40 anos.

Portugal é o primeiro país europeu a adquirir esta aeronave, que, entre outras características tem “alcance intercontinental, dotada de verdadeiras capacidades multimissão e capaz de executar operações estratégicas e táticas, civis e militares, sem limitações, desde o transporte de tropas, veículos e cargas paletizadas, lançamento de paraquedistas e carga, evacuações sanitárias, missões de busca e salvamento, reabastecimento aéreo e combate a incêndios florestais”.

A transação entre o Estado e a Embraer inclui ainda um simulador de voo e a manutenção das aeronaves nos primeiros 12 anos de vida.

Esta tarde, António Costa irá receber uma réplica da aeronave que Embraer irá entregar em fevereiro de 2023, data em que o primeiro exemplar do KC-390 será entregue à Força Aérea Portuguesa, sendo depois entregue um a cada fevereiro, até 2027.

Para conhecer ao detalhe o KC-390, veja este vídeo.

 

Imagem de mediaserver2.rr.pt