Tribuna Alentejo
i015321
Política Nacional

Capoulas Santos inaugura sexta-feira fábrica de figo-da-índia em Arraiolos

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos inagura sexta-feira, 9 de novembro (sexta-feira),  as instalações da Pepe Aromas, na Herdade da Azinheira, em Arraiolos, resultado da adaptação de uma antiga estação de comboios.

Trata-se de empresa agrícola que explora 25 hectares de pomares de figo-da-índia, num projeto 100% biológico e que se dedica também à comercialização dos seus subprodutos, como a palma, a flor e as sementes. A sua estratégia de crescimento assenta no aperfeiçoamento do processo de produção e colheita, bem como na pesquisa e descoberta de novos usos e potencialidades do figo-da-índia e seus derivados.

Tendo em conta o potencial de aproveitamento quase integral da Figueira da Índia, têm-se multiplicado as aplicações agroindustriais da mesma, permitindo diversificar a oferta de novos produtos derivados e descoberto novos usos e benefícios, com destaque para o uso da palma, da flor e das sementes.

A palma por exemplo tem potencial na alimentação humana, como legume (os cladódios jovens, com 30 a 60 dias, podem ser usados para consumo humano, frescos ou cozinhados), ou em pó como farinha ou suplemento alimentar. As palmas são também muito utilizadas para a alimentação do gado,principalmente em regiões onde há grandes períodos de seca.

A flor da Figueira-da-Índia de pétalas amarelas ou amarelo/alaranjadas são utilizadas, depois de secas, para produção de uma infusão com propriedades medicinais. Já das suas sementes extrai-se um óleo muito rico em óleos grassos, vitamina C, magnésio e potássio, e devido às suas propriedades de regeneração da pele o óleo de figo-da-índia é muito usado na indústria cosmética.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no . Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

Artigos relacionados

Sines concentra maior parcela das reservas públicas de petróleo

Redação Alentejo

Governo avança com pacote de 40 milhões de ajuda ao sector agrícola mas CAP diz que não chega

Redação Alentejo

Agricultores preparam-se para forte contestação ao Governo. CAP fala em rutura institucional por quebra de confiança

Redação Alentejo

SEDES vai discutir a “Incerteza Global” em Évora, no próximo dia 1 de outubro

Redação Alentejo

MP pede condenação de Nuno Mocinha por prevaricação

Redação Alentejo

Governo vai pagar 50 euros por cada macho javali abatido e 70 euros por cada fêmea abatida

Redação Alentejo