Tribuna Alentejo
untitled_design_28
Alentejo Central

ASTROFÍSICOS TRAZEM O UNIVERSO A ÉVORA

São oito (8) investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e andam numa digressão inédita pelo País, a Ignite |Astro, a contar o que se passa em termos de investigação Astrofísica e Ciências do Espaço a quem os queira ouvir. No próximo sábado, 15 de outubro, vão estar de portas abertas em Évora, no Palácio de D. Manuel, a partir das 21h00. A entrada é livre.

O formato dos eventos Ignite IAstro permite expor, de modo divertido e acessível, cerca de uma dezena de temas da investigação em ciências do espaço feita em Portugal e propõe uma viagem pelo Sistema Solar, estrelas, e pelas galáxias aos confins do Universo.

Para o coordenador do IA, José Afonso (IA e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa): “O gosto pela Ciência está em todos, mas infelizmente a Ciência não chega a todos os locais com a mesma facilidade. No IA assumimos o dever, e o prazer, em comunicar a ciência que fazemos, e com a Digressão Ignite IAstro pretendemos levar um pouco da Astrofísica e das Ciências do Espaço nacionais a todos os portugueses – muito em particular, aos que estão mais longe dos grandes centros urbanos.”

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é a maior unidade de investigação na área das Ciências do Espaço em Portugal, englobando a maioria da produção científica nacional na área. Foi avaliado como “Excelente” na última avaliação que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) encomendou à European Science Foundation (ESF).

Imagem da stuffpoint.com

 

Artigos relacionados

Executivo da Câmara de Évora faz balanço de um ano de mandato com a comunicação social local

Redação Alentejo

Especialistas de cadastro predial e topógrafos estiveram reunidos este fim-de-semana em Évora

Redação Alentejo

GNR detém casal em Vendas Novas por violência doméstica agravada ao próprio filho de 3 anos

Redação Alentejo

Santuário de Elefantes do Alentejo recebe elefante vindo da Bélgica e prevê mais um animal em 2027

Redação Alentejo

Alentejo Central aprova orçamento de 18 milhões para 2027, de volta ao edifício sede que esteve em obras de reabilitação

Redação Alentejo

Arrancam obras para a ligação de energia ao novo Hospital Central do Alentejo. Linhas subterrâneas atravessam Évora e têm mais de 14 km de extensão

Redação Alentejo