28 Outubro 2023      16:08

Está aqui

Palavra colorida

Há palavras curtas e palavras compridas. Há palavras que não se medem pelo número de letras que as compõem, mas pelo mundo que comportam dentro de si.

As palavras são imagens, só que com mais liberdade daquilo que se cria na nossa cabeça quando as lemos. Há palavras frias e palavras quentes, há palavras boas e palavras más. Cada palavra traz consigo outra palavra. Todas têm um significado, que depois de misturado dá outro conceito, perto e longe do peito.

Há palavras a preto e branco. São, aliás, quase todas quando impressas em folhas. Porém, aquelas que melhor se ouvem, as que melhor viajam pelo mundo conhecido e desconhecido são as palavras coloridas.

Essas, as palavras coloridas, que sabemos de cor e que se alojam no coração, são as que iluminam os dias de chuva, os dias de inverno frios, são as palavras coloridas que refrescam os dias de calor ardente.

A palavra colorida leva o arco-íris até ao fundo do oceano, pinta no céu os tons de azul, remisturando a cor das aves que no céu voam.

A palavra colorida entrega sorrisos aos mais sisudos, deixa-lhes pintas de carinho que os enternecem. É ela, a palavra colorida, que consegue, passando despercebida, acelerar o fim das guerras.

São palavras que conhecemos, as que dirigimos aos que nos são próximos, mais amados, mais conhecidos. Quando as pronunciamos ou as escrevemos, deixamos nelas uma cor que ganha vida e voa acima das nuvens e abaixo dos oceanos e mares.

Tantas palavras! Tantas línguas diferentes! A mesma palavra em muitas línguas, com significados iguais, com sentidos diferentes. Acredito que é o facto de haver tantas línguas que enriquece ainda mais a cor das palavras, aquelas que desconhecemos, e aquelas que sabemos de cor.

Damos tanta importância à primeira palavra que dizemos na nossa vida. Podemos não nos lembrar dela, mas haverá sempre quem nos recorde. E enquanto essa pessoa, normalmente a mãe ou pai, estiver ao nosso lado, estiver fisicamente presente, longe ou perto, somos felizes, sentimos o carinho das suas palavras quentes e coloridas.

E a palavra é assim porque tem vida. A palavra é assim porque vive em nós.