Tribuna Alentejo
violencia
Baixo Alentejo

Municípios de Beja juntam personalidades contra violência doméstica

A campanha “Figuras Ativas Contra a Violência Doméstica” acaba de ser lançada em cinco municípios do distrito de Beja, contando com a participação de diversas “figuras ativas” da comunidade, de autarcas e pessoas ligadas às forças de segurança ou à educação.

Segundo a agência Lusa, esta é uma iniciativa da cooperativa Esdime, através do seu Gabinete VERA – Vítimas Em Rede de Apoio, e abrange os concelhos alentejanos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique.

Marina Brito, coordenadora do Gabinete VERA, explica que “o grande objetivo desta campanha é mostrar à comunidade que não é aceitável qualquer tipo de violência, neste caso a violência doméstica”.

De acordo com a responsável, a campanha, que arrancou esta quarta-feira em Castro Verde, é constituída por uma exposição de fotografia itinerante, onde autarcas e outras pessoas ligadas às forças de segurança, aos bombeiros, à educação e à saúde exibem mensagens contra a violência doméstica.

“Colocar pessoas que não estão diretamente a trabalhar nesta área, mas que têm um papel público importante, a posicionarem-se contra [a violência doméstica] mostra que, de facto, a comunidade não está permissiva” com este crime, justificou Marina Brito.

A coordenadora do Gabinete VERA disse ainda que a ideia é “responsabilizar mais os agressores e não culpabilizar as vítimas”.

“Ainda assistimos a situações em que isso acontece, mas a mensagem tem de ser que a violência doméstica não é aceitável de forma alguma e, em vez de cedermos à culpabilização da vítima, temos sim de responsabilizar quem comete este crime”, reforçou.

Além da exposição itinerante, as imagens que compõem a exposição vão ser igualmente distribuídas, por via postal, nos cinco concelhos alentejanos, assim como divulgadas nas redes sociais.

“Temos um território que é muito diversificado, com pessoas que têm fácil acesso às redes sociais e a tudo o que passa na Internet, mas também com pessoas mais velhas, que não têm acesso às redes sociais e onde o papel ainda é um veículo de passagem de informação”, justificou Marina Brito.

A campanha servirá, em simultâneo, para “divulgar a estrutura e os contactos” do Gabinete VERA, explicou a sua coordenadora, revelando que esta resposta acompanha “uma média de 100 situações ao longo de cada ano” nos cinco concelhos.

“Não temos notado uma afluência muito maior e esse é um dos motivos que nos leva a divulgar cada vez mais o Gabinete VERA, porque sabemos que haverá muitas pessoas [vítimas de violência doméstica] que continuam sem pedir ajuda”, concluiu.

 

Fotografia de servicopublico.pt

Artigos relacionados

Hospital de Beja tem mais de 4,5 milhões para requalificação e ampliação e já pode lançar concurso público

Redação Alentejo

Mulher moldava detida pela PJ em Beja para cumprir pena por tráfico de seres humanos para exploração sexual

Redação Alentejo

Despiste de autocarro em Beja faz uma vítima mortal e dois feridos graves. Motorista terá desmaiado antes de perder controlo da viatura

Redação Alentejo

Beja lança programa de alojamento urgente para dar resposta a mais de 1000 sem-abrigo. Programa é financiado pela União Europeia

Redação Alentejo

Governo promete três novas automotoras Stadler FLIRT para Beja em 2027

Redação Alentejo

KC-390 vão ser certificados em Beja. Base Aérea vai acolher formação e testes ao EMBRAER militar

Redação Alentejo