Tribuna Alentejo
54022857339_2ee1b57adf_k
Internacional

Mértola distinguida pela UN Tourism no Best Tourism Villages 2025

Mértola foi uma das localidades portuguesas distinguidas pela Organização Mundial de Turismo (UN Tourism) na 5.ª edição do programa Best Tourism Villages, cuja cerimónia decorreu esta quinta-feira, 17 de outubro, em Huzhou, na China. O reconhecimento coloca o concelho alentejano entre os destinos rurais mundiais com maior capacidade para promover um desenvolvimento turístico sustentável, valorizando o património cultural, paisagístico e comunitário. Na mesma edição, foram também premiadas Loriga e Vila Nogueira de Azeitão, enquanto Quintadona, em Penafiel, integrou o Upgrade Programme, destinado a territórios com potencial de evolução neste âmbito.

A distinção a Mértola reforça a projeção internacional do concelho, que nos últimos anos tem apostado na valorização do património histórico, no turismo de natureza e no envolvimento das comunidades locais como pilares de atratividade. A rede Best Tourism Villages reúne atualmente cerca de duas centenas de destinos em todo o mundo, contando já com várias localidades portuguesas reconhecidas noutros anos, como Cumeada, Óbidos, Sortelha, Vila de Frades ou Castelo Rodrigo.

Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, sublinhou que estas distinções premiam não apenas os recursos naturais e culturais, mas também o envolvimento das populações locais na construção de um destino turístico sustentável. Para o responsável, o reconhecimento atribuído a Mértola e às restantes localidades “reflete a riqueza dos nossos ativos nacionais e a importância das dinâmicas das comunidades”, contribuindo para uma valorização equilibrada do território.

O selo Best Tourism Village, válido por três anos, pretende dar maior visibilidade internacional aos destinos distinguidos, reforçando o seu potencial turístico e promovendo a partilha de boas práticas. No caso de Mértola, a atribuição do prémio deverá traduzir-se num reforço da notoriedade do concelho enquanto referência no turismo sustentável, cultural e ambiental em Portugal e no espaço mediterrânico.

 

Imagem de Vitor Oliveira

Artigos relacionados

Obama veio a Portugal falar sobre a crise mundial, responsabilizar Trump e procurar casa na costa alentejana

Redação Alentejo

Odemira rejeita proposta do Chega para memorial a Charlie Kirk

Redação Alentejo

Antigo presidente dos EUA, Barack Obama, regressa a Lisboa para conferência sobre liderança, inteligência artificial e transformação da sociedade

Redação Alentejo

Brasil vai à segunda volta nas eleições presidenciais com Flávio Bolsonaro à frente de Lula da Silva. Direita avança no Senado e Congresso Nacional

Redação Alentejo

Quatro Municípios do Alentejo posicionam-se para receber investimento de 50 milhões para produzir drones militares

Redação Alentejo

Portugueses pagam entre 15 a 20% mais que os espanhóis pelos combustíveis. Impostos nacionais ultrapassam os 56% do preço por cada litro

Redação Alentejo