Tribuna Alentejo
bebe
Saúde

“Kms Solidários” angaria fundos para Neonatologia do Hospital de Évora

No passado dia 5 de outubro, a iniciativa “Kms Solidários” juntou cerca de 400 pessoas que percorreram cerca de 5000 quilómetros, com o objetivo de angariar fundos para aquisição de aparelhos para a unidade de Neonatologia do Hospital Espírito Santo de Évora (HESE).

Este evento solidário foi organizado pelos pais dos gémeos Miguel e Simão, que ficaram conhecidos no serviço do hospital de Évora como os “bebés milagre”. Em declarações a este jornal, Rita Barroso, mãe dos gémeos, conta como Miguel e Simão “nos pregaram um enorme susto quando, às 27 semanas de gestação, resolveram nascer”.

Esta recente mãe conta ainda que os gémeos ficaram internados 57 dias na Unidade de Neonatologia do HESE, “onde passámos dias de enorme angústia, bem como dias de felicidade extrema com pequenas vitórias”. Foi esta vivência que, de acordo com Rita Barroso, os ensinou a ser “gratos”, pois “o Miguel e o Simão saíram do Hospital plenamente saudáveis”.

Contudo, “tudo isto só foi possível com o auxílio de acompanhamento de inúmeros profissionais de saúde” que, numa unidade cheia de carências de equipamento, muitas vezes “fazem omeletes sem ovos”, explica esta mãe.

“No dia que o Miguel e o Simão puderam ir para o nosso lar, sentimos e prometemos a nós próprios que deveríamos agradecer de uma outra forma que não um simples e muito sentido obrigado”. Assim surgiu esta ideia para ajudar a unidade de Neonatologia do hospital, através do evento “Kms Solidários”.

O objetivo é doar para a aquisição de berços, roupas e um aparelho de rastreio auditivo, uma vez que, “sabendo que é uma das melhores unidades do país, infelizmente nem sempre as condições de trabalho estão à altura dos profissionais que lá trabalham”.

O evento angariou cerca de 3000 euros, mas “agora estamos a contactar as empresas que apadrinharam o evento para fazerem os seus donativos pelos quilómetros feitos”, acrescenta Rita Barroso.

Artigos relacionados

Administração de saúde de Portalegre cortou metade no horário do oncologista Rui Dinis. Presidente da Câmara pede prudência na gestão da polémica que está a gerar forte contestação popular

Redação Alentejo

Saúde do Alto Alentejo desmente cortes na oncologia e garante continuidade do oncologista Rui Dinis, após contestação popular

Redação Alentejo

Com Radioterapia encerrada desde junho, doentes oncológicos de Évora são forçados ir para Lisboa ou Faro. BE exige reabertura imediata do serviço

Redação Alentejo

Évora integra 40 novos profissionais de saúde já a pensar no novo Hospital Central do Alentejo

Redação Alentejo

Mais de 1,36 milhões sem médico de família

Redação Alentejo

Baixo Alentejo reforça assistência médica com 17 novo enfermeiros

Redação Alentejo