Tribuna Alentejo
ta_75
Alentejo Central

Joacine Katar Moreira apresenta livro em Évora

Matchundadi: Género, Performance e Violência Política na Guiné-Bissau” é um livro de Joacine Katar Moreira que coloca em fricção o conceito de “matchundadi” e a política e o Estado guineenses. A apresentação está a cargo de Rita Natário (FCSH-UNL), a decorrer no dia 26 de outubro, pelas 16h, na Sala das Bellas Artes, Biblioteca Geral da Universidade de Évora, Colégio do Espírito Santo.

O homem “marchu” (que funciona na lógica da “cultura de matchundadi”) encontra-se (sente-se) acima da lei e a impunidade é, além do exercício, uma das suas principais caraterísticas. É exatamente nesta correlação “violência-impunidade” que a “cultura di matchundadi” se alega, em que se encontram e se desafiam os protagonistas desta forma de masculinidade hegemónica”, pode ler-se na obra de Joacine katar Moreira, deputada, feminista negra interseccional e ativista anti-racista. Nascida na Guiné-Bissau em 1982, no seio de uma família guineense e cabo-verdiana, tendo imigrando para Portugal com 8 anos de idade.

As suas áreas de estudo e intervenção são os Estudos do Desenvolvimento, Estudos de Género, violência, política e movimentos sociais. Mentora e fundadora do INMUNE – Instituto da Mulher Negra em Portugal, criado em 2018 para lutar contra a invisibilização e silenciamento da mulher negra na sociedade portuguesa.

O evento está condicionado a 25 pessoas a decorrer em conformidade com as regras da DGS. 

Reservas através do e-mail: [email protected]  

Evento com transmissão via streaming em https://facebook.com/teatropraga 

Artigos relacionados

Estremoz acolhe conferência internacional sobre os Caminhos de Santiago

Redação Alentejo

Executivo da Câmara de Évora faz balanço de um ano de mandato com a comunicação social local

Redação Alentejo

Especialistas de cadastro predial e topógrafos estiveram reunidos este fim-de-semana em Évora

Redação Alentejo

GNR detém casal em Vendas Novas por violência doméstica agravada ao próprio filho de 3 anos

Redação Alentejo

Santuário de Elefantes do Alentejo recebe elefante vindo da Bélgica e prevê mais um animal em 2027

Redação Alentejo

Alentejo Central aprova orçamento de 18 milhões para 2027, de volta ao edifício sede que esteve em obras de reabilitação

Redação Alentejo