Tribuna Alentejo
ministra
Alentejo Litoral

Governo investe 216 milhões na água no Alentejo

A ministra do Ambiente e Energia, Graça Carvalho, confirmou um pacote de investimentos de grande dimensão para o concelho de Odemira e para o conjunto do Alentejo, durante uma reunião com a AMGAP – Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública no Alentejo, realizada na quarta-feira, na sede da CIMBAL, em Beja.

Em comunicado, a autarquia de Odemira refere que, para o concelho, Graça Carvalho anunciou um investimento de 56 milhões de euros nos próximos cinco anos, destinado à modernização e expansão das infraestruturas de água e saneamento.

Entre as intervenções previstas destacam-se a beneficiação de várias ETAR, a construção da nova ETAR de São Luís e a nova Estação de Tratamento de Água de Abastecimento (ETA) de São Teotónio, esta última avaliada em 13,6 milhões de euros e cujo concurso público já foi lançado pelas Águas Públicas do Alentejo. A infraestrutura deverá entrar em funcionamento até ao final de 2028.

Outro dos projetos estruturantes é a construção da conduta de ligação entre a Barragem de Santa Clara e a ETA de São Teotónio, um investimento de 35 milhões de euros, considerado essencial para reforçar a segurança hídrica do concelho.

No plano regional, a governante sublinhou que o Governo vai avançar com um investimento global de cerca de 160 milhões de euros no âmbito da segunda fase do Programa Operacional 2030. As intervenções irão incidir em sistemas e estações de tratamento de água em vários pontos do Alentejo, com prioridade para territórios com maior escassez hídrica, equipamentos obsoletos ou infraestruturas em risco de incumprimento das normas europeias.

A AMGAP, que agrega 20 municípios e serve aproximadamente 200 mil habitantes, voltou a alertar para a necessidade de 250 milhões de euros em investimentos estruturais no abastecimento e saneamento “em alta” em todo o território gerido pelas Águas Públicas do Alentejo.

A associação reforçou ainda a importância de garantir uma gestão pública eficiente e sustentável, num contexto marcado pelas alterações climáticas, pressões económicas e exigências ambientais crescentes.

 

Fotografia de facebook.com

Artigos relacionados

Crise na produção de arroz ameaça agricultores de Alcácer do Sal

Redação Alentejo

Sines precisa de 10 milhões € para intervir com urgência na rede de saneamento e distribuição de água. Pedido já foi feito ao Governo

Redação Alentejo

Grândola faz 482 anos com um mês de comemorações

Redação Alentejo

Sobe para 11,5 toneladas a droga apreendida na costa portuguesa. Só ontem em Odemira, Sines e Figueira foram 6,5 toneladas

Redação Alentejo

Mais de meia tonelada de cocaína e haxixe deram à costa em Grândola

Redação Alentejo

Crianças de Odemira inauguram a sua nova biblioteca escolar

Redação Alentejo