A Câmara Municipal de Évora vai avançar com a requalificação do Rossio de São Brás, numa intervenção faseada que pretende transformar o espaço numa nova centralidade urbana, com relevância no contexto da Capital Europeia da Cultura.
Em declarações à Diana FM, o presidente da autarquia, Carlos Zorrinho, explicou que o objetivo passa por reforçar a ligação entre o centro histórico e a cidade contemporânea, assumindo o Rossio como um ponto de encontro renovado.
O autarca referiu ainda que o investimento inicialmente previsto, de 2,35 milhões de euros, não permitia concretizar a intervenção desejada, levando o município a optar por um projeto mais abrangente, desenvolvido internamente.
O plano contempla a recuperação do “monte alentejano”, a criação de novas casas de banho, zonas pedonais e áreas flexíveis que poderão funcionar como estacionamento ou acolher eventos.
De acordo com a mesma fonte, a primeira fase da obra deverá rondar os quatro milhões de euros, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência, enquanto a segunda fase dependerá da obtenção de novos apoios. Esta etapa adicional poderá representar um investimento entre quatro e cinco milhões de euros, permitindo concluir a requalificação total do espaço.
Carlos Zorrinho afirmou ainda que o Rossio de São Brás deverá tornar‑se uma obra de referência no âmbito da Capital Europeia da Cultura. A primeira fase terá de estar concluída até meados do ano, devido às regras do PRR, e o município pretende que todo o projeto esteja finalizado a tempo da programação cultural de 2027.
A proposta foi apresentada esta quinta‑feira em reunião de Câmara.
Fotografia de facebook.com
