Tribuna Alentejo
marco
Música

Canção de Protesto volta a ecoar em Grândola

O município de Grândola vai receber, entre 21 e 23 de junho, nova edição do Encontro da Canção de Protesto, dedicada à canção de protesto em Portugal ante as ditaduras de ontem e a democracia de hoje.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Grândola adianta que o programa do certame inclui exposições, sessões testemunhais, cinema, apresentação de livros e concertos com Marco Oliveira, Xullaji, Luís Varatojo – Luta Livre, SÉS, Francisco Fanhais, Manuel Freire e Rogério Cardoso Pires.

Na edição deste ano, as iniciativas programadas vão decorrer em três palcos culturais: jardim 1.º de maio, Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola e Cineteatro Grandolense.

O Encontro tem início no dia 21 de junho com uma arruada da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, entre o Jardim 1.º de Maio (18:00) — que acolhe a exposição “Emigração, Exílio e Canção de Protesto” — e a Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola, onde se irão realizar a apresentação da exposição “Os Cantores de Protesto e o 25 de Abril: ‘Vamos Lá Conhecer o Povo’” (18:30) e o concerto de Marco Oliveira, com o convidado José Peixoto (19:00). À noite, o Jardim 1.º de Maio será o palco do concerto de Xullaji (22:00).

No dia 22, o Cineteatro Grandolense recebe a apresentação da exposição “Discos na Luta: Edições Cooperativas e Políticas da Canção de Protesto no Período Revolucionário” (10:30), da autoria de Hugo Castro.

No mesmo espaço, estão agendadas a sessão testemunhal “O 25 de Abril e a Edição Discográfica” (11:00), com David Ferreira, Miguel Almeida e Hugo Castro; uma sessão de cinema com colóquio agregado dedicada à Comunal de Árgea (14:30), com Francisco Fanhais, Manuela Fazenda, Luís Trindade e Filipe Olival; e as apresentações dos livros “Os Primeiros Anos: A Correspondência José Afonso/Rocha Pato (1962-1970)”, de Octávio Fonseca, e “José Afonso — A Patriótica Espia Sabia Bem Onde Morder…”, de Mário Correia (17:00).

À noite, o Jardim 1.º de Maio recebe o concerto de Luís Varatojo — Luta Livre (22:00).

No dia 23, o Cineteatro Grandolense acolhe a sessão testemunhal “Usos Tradicionais na Reconfiguração da Música Popular Portuguesa”, com Domingos Morais, Mário Correia, Manuel Rocha, Maria José Campos e Sara Maia (11:00), seguindo-se, no mesmo espaço, a apresentação do livro de entrevistas de José Afonso, intitulado “José Afonso, Semeador de Palavras” (15:00).

O Encontro da Canção de Protesto de 2024 encerrará com uma sessão de canto livre, pelas 15:30, dividida em duas partes: na primeira, SÉS, cantora, compositora e instrumentista galega, apresenta-se em formato trio; na segunda, subirão ao palco, para um concerto no mesmo formato, Francisco Fanhais, Manuel Freire e Rogério Cardoso Pires.

A entrada é gratuita em todas as iniciativas.

 

Fotografia de lusojornal.com

Artigos relacionados

Martim Sousa Tavares apresenta “O Tempo dos Rios”, uma viagem artística em Alandroal

Redação Alentejo

Odemira recorda Amália Rodrigues

Redação Alentejo

Maior festival de verão do Alentejo começa amanhã e promete 5 dias únicos no Crato

Redação Alentejo

Katia Guerreiro vai dar concerto em Viana do Alentejo, em setembro

Redação Alentejo

Grupo Coral Infantil de Ourique prepara álbum para levar o Cante Alentejano ao mundo

Redação Alentejo

Daniela Mercury diz que o Alentejo lhe faz lembrar o Nordeste brasileiro

Redação Alentejo