Tribuna Alentejo
biblioteca
Alentejo Litoral

Biblioteca de Grândola em projeto internacional contra desinformação

A Biblioteca e Arquivo do município de Grândola é uma das seis bibliotecas portuguesas selecionadas para integrar o projeto europeu CLAD – Citizens & Libraries Against Disinformation, com o objetivo sensibilizar os cidadãos para os perigos da desinformação.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Grândola explica que o projeto visa ainda conceder aos cidadãos, “por meio do envolvimento das comunidades locais na resolução dos desafios sociais colocados pela desinformação e da promoção da importância da literacia da informação no século XXI, as ferramentas necessárias para a reconhecerem”.

Neste sentido, as bibliotecas públicas “desempenham uma função elementar neste esforço, uma vez que consistem em centros de envolvimento social e educativo onde os cidadãos podem obter informações fiáveis e exercitar o pensamento crítico”.

Grândola participa neste projeto juntamente com as bibliotecas municipais de Bragança, Castelo Branco, Condeixa, Santa Maria da Feira e Tavira, em Portugal; e The Old Town Library de Bratislava, Biblioteca Científica Pública de Banská Bystrica e Biblioteca Pública de Investigação de Košice, localizadas na Eslováquia.

 Coordenado pelo Goethe-Institut, o CLAD agrega ainda um conjunto de outros parceiros: a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais da Informação e Documentação (BAD), a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), e o Departamento de Cultura de Bratislava, Cidade Velha de Bratislava.

Assim, durante os anos de 2025 e 2026, “serão dinamizadas atividades de participação pública com o envolvimento de entidades públicas, decisores, população e especialistas”.

A abordagem da Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola no contexto destas atividades “visa estimular sentido crítico, contribuir para a promoção da participação democrática ativa e informada da comunidade local, e reforçar a relevância da Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola enquanto órgão de gestão e transmissão de informação”, acrescenta a mesma fonte. 

Este programa tem também como propósito “o desenvolvimento de um guia de boas práticas que sendo aplicado noutras bibliotecas poderá criar condições à reprodução do projeto no plano europeu”.

Todas as atividades públicas serão de acesso gratuito, sujeito à lotação dos espaços designados para a sua realização.

 

Artigos relacionados

GALP apoia 28 associações de Santiago do Cacém com protocolo de 115 mil euros

Redação Alentejo

Caldeira da antiga Central de Sines demolida a 24 de setembro

Redação Alentejo

Novo programa da Orla Costeira recebido com entusiasmo em Grândola. Direito de acesso às praias para todos “tem que ser garantido”

Redação Alentejo

Governo vai financiar custos com realojamento de 17 famílias de Alcácer do Sal

Redação Alentejo

Bloco de Esquerda contra militarização do Porto de Sines

Redação Alentejo

Zero classifica de “erro grosseiro” ambiental aprovação da plantação de 295 hectares de tangerina em Alcácer do Sal

Redação Alentejo