Tribuna Alentejo
almodovar
Baixo Alentejo

Autarca de Almodôvar admite alterar tarifas de água

António Bota, presidente da Câmara de Almodôvar, admite alterar as tarifas da água, cujo valor pode duplicar em certos casos para os consumidores, e teme que o concelho fique sem água no futuro, culpando o Governo.

Em entrevista à agência Lusa, o autarca criticou a falta de medidas para resolver ou minimizar o problema recorrente da falta de água no concelho, antevendo que dentro de 40 anos nem seja possível viver na vila e que o baixo Alentejo se torne um deserto.

Note-se que Almodôvar é abastecido pela barragem de Monte da Rocha, no concelho vizinho de Ourique, que está a 9% da capacidade, valor que não se tem alterado muito nos últimos anos.

Em maio o município já tinha implementado medidas de contenção de consumo de água, mas agora António Bota admite ir mais longe: quem mais gastar mais paga e esse valor pode ser o dobro.

António Bota defende que o “plano diferenciador” procurará desmotivar o consumo exagerado e ao mesmo tempo será um “método de sensibilização” que pode ser eficiente. “É uma medida de último grau, de desespero, para um concelho onde não há água”, observa, ressalvando que Almodôvar é dos concelhos onde a água é mais barata. É que, não se cansa de dizer, o Baixo Alentejo tem “graves problemas de água”, especialmente de Beja para sul.

 

Fotografia de vozdaplanicie.pt

Artigos relacionados

Despiste de autocarro em Beja faz uma vítima mortal e dois feridos graves. Motorista terá desmaiado antes de perder controlo da viatura

Redação Alentejo

Beja lança programa de alojamento urgente para dar resposta a mais de 1000 sem-abrigo. Programa é financiado pela União Europeia

Redação Alentejo

Governo promete três novas automotoras Stadler FLIRT para Beja em 2027

Redação Alentejo

KC-390 vão ser certificados em Beja. Base Aérea vai acolher formação e testes ao EMBRAER militar

Redação Alentejo

Câmara de Ourique transforma edifício municipal em cinco novas habitações para entregar a famílias

Redação Alentejo

Alqueva criou riqueza e modernizou a agricultura mas não fixou população nem combateu as desigualdades regionais, diz novo estudo

Redação Alentejo